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dc.contributor.advisor1Bonomo, Larissa de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7165040970220720pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Lélia Cápua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5541837351347280pt_BR
dc.contributor.referee2Detoni, Kirla Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4658617742317519pt_BR
dc.creatorCunha, Letícia Cândida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120991962036112pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T11:29:59Z-
dc.date.available2024-09-05-
dc.date.available2024-09-06T11:29:59Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17316-
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand the perspective of health care teachers from a public higher education institution in Minas Gerais regarding education and interprofessional work in health. This is a cross-sectional study with a quantitative and qualitative approach, with data collection through an online questionnaire and focus groups. Forty-one teachers responded to the questionnaire, and of these, 12 participated in the focus group. Most participants agreed that interprofessional education involves shared learning between different professions for the development of collaborative skills. From the thematic analysis of the focus groups, six categories emerged: understanding of the concept; experiences; professional skills; teaching- learning-evaluation methodological strategies; strengths and weaknesses of the higher education institution. It is recognized that interprofessional education incorporated into the training process of future health professionals still constitutes a challenge for training institutions.pt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se compreender a perspectiva de docentes dos cursos da área da saúde de uma instituição pública de ensino superior de Minas Gerais sobre a educação e o trabalho interprofissional em saúde. Trata-se de estudo transversal de abordagem quanti-qualitativa, com coleta de dados por meio de questionário on-line e grupos focais. Responderam ao questionário 41 docentes e destes, 12 participaram do grupo focal. A maioria dos participantes concordaram que a educação interprofissional envolve a aprendizagem compartilhada entre diferentes profissões para o desenvolvimento de competências colaborativas. A partir da análise temática dos grupos focais, emergiram seis categorias: compreensão do conceito; vivências e experiências; competências profissionais; estratégias metodológicas de ensino- aprendizagem-avaliação; potencialidades e fragilidades da Instituição de Ensino Superior. Reconhece-se que a educação interprofissional incorporada no processo formativo de futuros profissionais de saúde ainda se constitui como um desafio para as instituições formadoras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPráticas interdisciplinarespt_BR
dc.subjectInterprofessional educationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary placementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.titleEducação e trabalho interprofissional em saúde: perspectiva de docentes de uma instituição pública de ensino superior de Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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