Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17286
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
julianamonteirodesouzadias.pdf39.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Diálogos entre criação, arte e subjetividade: uma visão artográfica do conhecimento em artes visuais no novo ensino médio
Autor(es): Dias, Juliana Monteiro de Souza
Primeiro Orientador: Carvalho, Francione Oliveira
Membro da banca: Egas, Olga Maria Botelho
Membro da banca: Oliveira, Ronaldo Alexandre de
Resumo: A pesquisa em questão aborda a temática da presença da Arte no contexto do Novo Ensino Médio, especificamente na disciplina Projeto de Vida, considerando as mudanças introduzidas pela Lei nº 13.415/2017, que alterou a estrutura dessa etapa de ensino, a partir de uma abordagem artográfica que compreende a pesquisa em Arte como potencializador de um fazer vivo e ativo, no qual considera a perspectiva da professora, pesquisadora e artista. Para a elaboração dessa pesquisa foi utilizado um abarque teórico que transitou nos campos de currículo, culturas e práticas educativas no campo das Artes Visuais. O percurso metodológico se deu em aplicação da prática em sala de aula, registro e análise da produção discente, leitura e interpretação da produção teórica dos discentes com base em suas práticas, leitura das normas referentes ao Novo Ensino Médio e correlação com as vertentes curriculares, partindo não somente da investigação da minha própria prática enquanto docente nesse contexto, como também a análise acerca do processo criativo e a consolidação da criação dos cadernos de artista por parte dos e das estudantes.
Abstract: The research in question addresses the theme of the presence of Art in the context of the New High School, specifically in the Life Project subject, considering the changes introduced by Law No. 13,415/2017, which altered the structure of this stage of education, based on an artographic approach that understands research in Art as an enhancer of a living and active doing, in which it considers the perspective of the teacher, researcher and artist. In order to carry out this research, a theoretical framework was used that covered the fields of curriculum, cultures and educational practices in the field of Visual Arts. The methodological approach involved applying the practice in the classroom, recording and analyzing the students' production, reading and interpreting the students' theoretical production based on their practices, reading the rules relating to the New High School and correlating them with the curricular aspects, starting not only from the investigation of my own practice as a teacher in this context, but also the analysis of the creative process and the consolidation of the creation of the artist's notebooks by the students.
Palavras-chave: Artografia
Diário de artista
Ensino de arte
Novo ensino médio
Projeto de vida
Art teaching
Artist's diary
Artography
Life project
New high school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17286
Data do documento: 9-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons