https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17286
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
julianamonteirodesouzadias.pdf | 39.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Diálogos entre criação, arte e subjetividade: uma visão artográfica do conhecimento em artes visuais no novo ensino médio |
Autor(es): | Dias, Juliana Monteiro de Souza |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Francione Oliveira |
Membro da banca: | Egas, Olga Maria Botelho |
Membro da banca: | Oliveira, Ronaldo Alexandre de |
Resumo: | A pesquisa em questão aborda a temática da presença da Arte no contexto do Novo Ensino Médio, especificamente na disciplina Projeto de Vida, considerando as mudanças introduzidas pela Lei nº 13.415/2017, que alterou a estrutura dessa etapa de ensino, a partir de uma abordagem artográfica que compreende a pesquisa em Arte como potencializador de um fazer vivo e ativo, no qual considera a perspectiva da professora, pesquisadora e artista. Para a elaboração dessa pesquisa foi utilizado um abarque teórico que transitou nos campos de currículo, culturas e práticas educativas no campo das Artes Visuais. O percurso metodológico se deu em aplicação da prática em sala de aula, registro e análise da produção discente, leitura e interpretação da produção teórica dos discentes com base em suas práticas, leitura das normas referentes ao Novo Ensino Médio e correlação com as vertentes curriculares, partindo não somente da investigação da minha própria prática enquanto docente nesse contexto, como também a análise acerca do processo criativo e a consolidação da criação dos cadernos de artista por parte dos e das estudantes. |
Abstract: | The research in question addresses the theme of the presence of Art in the context of the New High School, specifically in the Life Project subject, considering the changes introduced by Law No. 13,415/2017, which altered the structure of this stage of education, based on an artographic approach that understands research in Art as an enhancer of a living and active doing, in which it considers the perspective of the teacher, researcher and artist. In order to carry out this research, a theoretical framework was used that covered the fields of curriculum, cultures and educational practices in the field of Visual Arts. The methodological approach involved applying the practice in the classroom, recording and analyzing the students' production, reading and interpreting the students' theoretical production based on their practices, reading the rules relating to the New High School and correlating them with the curricular aspects, starting not only from the investigation of my own practice as a teacher in this context, but also the analysis of the creative process and the consolidation of the creation of the artist's notebooks by the students. |
Palavras-chave: | Artografia Diário de artista Ensino de arte Novo ensino médio Projeto de vida Art teaching Artist's diary Artography Life project New high school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17286 |
Data do documento: | 9-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons