Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17286
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianamonteirodesouzadias.pdf39.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carvalho, Francione Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6262224578426097pt_BR
dc.contributor.referee1Egas, Olga Maria Botelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6871484166230389pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Ronaldo Alexandre de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4495429040106879pt_BR
dc.creatorDias, Juliana Monteiro de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638637390668248pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-29T15:18:56Z-
dc.date.available2024-08-29-
dc.date.available2024-08-29T15:18:56Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17286-
dc.description.abstractThe research in question addresses the theme of the presence of Art in the context of the New High School, specifically in the Life Project subject, considering the changes introduced by Law No. 13,415/2017, which altered the structure of this stage of education, based on an artographic approach that understands research in Art as an enhancer of a living and active doing, in which it considers the perspective of the teacher, researcher and artist. In order to carry out this research, a theoretical framework was used that covered the fields of curriculum, cultures and educational practices in the field of Visual Arts. The methodological approach involved applying the practice in the classroom, recording and analyzing the students' production, reading and interpreting the students' theoretical production based on their practices, reading the rules relating to the New High School and correlating them with the curricular aspects, starting not only from the investigation of my own practice as a teacher in this context, but also the analysis of the creative process and the consolidation of the creation of the artist's notebooks by the students.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa em questão aborda a temática da presença da Arte no contexto do Novo Ensino Médio, especificamente na disciplina Projeto de Vida, considerando as mudanças introduzidas pela Lei nº 13.415/2017, que alterou a estrutura dessa etapa de ensino, a partir de uma abordagem artográfica que compreende a pesquisa em Arte como potencializador de um fazer vivo e ativo, no qual considera a perspectiva da professora, pesquisadora e artista. Para a elaboração dessa pesquisa foi utilizado um abarque teórico que transitou nos campos de currículo, culturas e práticas educativas no campo das Artes Visuais. O percurso metodológico se deu em aplicação da prática em sala de aula, registro e análise da produção discente, leitura e interpretação da produção teórica dos discentes com base em suas práticas, leitura das normas referentes ao Novo Ensino Médio e correlação com as vertentes curriculares, partindo não somente da investigação da minha própria prática enquanto docente nesse contexto, como também a análise acerca do processo criativo e a consolidação da criação dos cadernos de artista por parte dos e das estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtografiapt_BR
dc.subjectDiário de artistapt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectArt teachingpt_BR
dc.subjectArtist's diarypt_BR
dc.subjectArtographypt_BR
dc.subjectLife projectpt_BR
dc.subjectNew high schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDiálogos entre criação, arte e subjetividade: uma visão artográfica do conhecimento em artes visuais no novo ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons