Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17265
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nathanpaschoaliniribeirobatista .pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Negri , Sergio Marcos Carvalho de Ávila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3282764176353256pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee2Zanatta, Rafael Augusto Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4031980729586994pt_BR
dc.creatorBatista, Nathan Paschoalini Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0968318828984255pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T10:46:27Z-
dc.date.available2024-08-26-
dc.date.available2024-08-27T10:46:27Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17265-
dc.description.abstractThis dissertation focused on studies related to digital inclusion, particularly on those related to digital inclusion public policies considered as key by the Brazilian federal government. In this regard, we sought to identify, through an inferential process, whether the focus of these public policies lies in the understanding of digital inclusion as access to Information and Communication Technologies (ICTs), digital literacy, or the appropriation of ICTs. To address this research problem, we adopted an exploratory approach, grounded in the rules of inference developed by Lee Epstein and Gary King, conducting a documentary analysis of six public policies recognized by the federal government as the main digital inclusion policies. In addition to analyzing the aforementioned public policies, this work aimed to present Internet community networks as a vector of digital inclusion through technology appropriation, also highlighting some of the regulatory challenges faced by these community networks. In conclusion, the research identified that, predominantly, digital inclusion public policies developed by the Brazilian federal government have as their main objective the promotion of access to ICTs, particularly the Internet. Furthermore, a lack of coordination and dialogue among the analyzed digital inclusion public policies was identified, which has the potential to hinder the realization of their primary objective: digital inclusion.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação debruçou-se sobre os estudos relacionados à inclusão digital, em especial sobre as políticas públicas de inclusão digital consideradas principais pelo governo federal brasileiro. Nesse sentido, buscou-se identificar, a partir de um processo inferencial, se o enfoque destas políticas públicas reside na compreensão da inclusão digital como acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como alfabetização digital ou como apropriação das TICs. Para resolver este problema de pesquisa, adotou-se uma abordagem exploratória, ancorada nas regras de inferência elaboradas por Lee Epstein e Gary King (2013), em que foi conduzida uma análise documental de seis políticas públicas compreendidas pelo governo federal como sendo as principais no que diz respeito à inclusão digital. Para além dessa análise, este trabalho buscou apresentar as redes comunitárias de Internet como um vetor de inclusão digital a partir da apropriação de tecnologias, apontando, também, alguns dos desafios regulatórios enfrentados por estas redes comunitárias. Em termos de conclusão, a pesquisa identificou que, majoritariamente, as políticas públicas de inclusão digital possuem como objetivo principal a promoção do acesso às TICs, em especial a Internet. Além disso, foi identificada uma ausência de coordenação e diálogo entre as políticas públicas analisadas, o que tem o potencial de prejudicar a concretização de seu objetivo primordial: a inclusão digital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direito e Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectRedes comunitárias de internetpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectInternet community networkspt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleEntre o acesso, a alfabetização digital e a apropriação das TICs: uma análise sobre o enfoque do governo federal no desenho de políticas públicas de inclusão digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons