Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17254
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
beatrizcoelhoferreira.pdf4.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Da página à tela: intermidialidade na minissérie Capitu
Author: Ferreira, Beatriz Coelho
First Advisor: Queiroz, Álvaro João Magalhães de
Referee Member: Mata, Jhonatan Alves Pereira
Referee Member: Fernandes, Ana Luiza Maia Gama
Resumo: Produzida em celebração ao centenário de falecimento do escritor Machado de Assis, a minissérie Capitu representa uma adaptação do clássico literário Dom Casmurro (1899). Escrita por Euclydes Marinho, dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela TV Globo em dezembro de 2008, a série traz uma nova leitura da obra machadiana que causou inquietação em seu público ao romper com o naturalismo hegemônico da teledramaturgia de sua época e ao mesclar linguagens tão distintas, como o cinema, literatura, teatro, dança, música, artes visuais, moda, cultura pop e anacronismos entre os séculos XIX e XXI. Partindo do pressuposto de que a minissérie inaugura um novo estilo televisivo, buscamos compreender, sob o viés da Intermidialidade, de que forma as mídias se relacionam e quais resultados – narrativos e estéticos – derivam de tal interação. O objetivo central do trabalho consiste na busca por respostas à pergunta central desta pesquisa, que foi construída com base no interesse pela investigação das relações intermidiáticas e diálogos com diferentes formas artísticas. Logo, ficou formulada da seguinte maneira: Com base nos estudos intermidiáticos e suas três formas de relação propostas por Rajewsky (relação entre mídias em geral, transposições de uma mídia para outra e união de mídias), de que forma as mídias se relacionam na minissérie Capitu? O trabalho apresenta uma análise crítica e pormenorizada da minissérie Capitu, embasada no levantamento de referenciais teóricos sobre Intermidialidade e publicações de diversos estudos acadêmicos feitos sobre a minissérie. O método adotado, por sua vez, consiste em um estudo comparativo entre a minissérie e as linguagens artísticas identificadas em sua composição, como: linguagem teatral, cinematográfica, artes visuais, dentre outras. O intuito da análise comparativa é identificar as aproximações e distanciamentos do objeto em relação a outras linguagens artísticas. Por fim, o trabalho tem como propósito tecer reflexões acerca do papel da TV como um veículo democratizador da literatura e das artes, além de contribuir com o debate da Intermidialidade no cenário acadêmico, cientes de que o conceito vem se atualizando conforme os estudos na área avançam.
Abstract: Produced to commemorate the centenary of the death of writer Machado de Assis, the miniseries Capitu represents an adaptation of the literary classic Dom Casmurro (1899). Written by Euclydes Marinho, directed by Luiz Fernando Carvalho and shown on TV Globo in December 2008, the series brings a new reading of Machado's work that stirred up restlessness among its audience by breaking with the hegemonic naturalism of television drama at the time and mixing such different languages, such as cinema, literature, theater, dance, music, visual arts, fashion, pop culture and anachronisms between the 19th and 21st centuries. Starting from the assumption that a miniseries inaugurates a new television style, we seek to understand, from the perspective of Intermediality, how media relate to each other and what results – narrative and aesthetic – derive from such interaction. The central objective of the work consists of the search for answers to the central question of this research, which was built based on the interest in investigating the inter-idea relationship and dialogues with different artistic forms. Therefore, it was formulated as follows: Based on intermediality studies and its three forms of relationship proposed by Rajewsky (medial transposition, media combination and intermedial references), how do media relate to each other in the miniseries Capitu? The work presents a critical and detailed analysis of the Capitu miniseries, based on a survey of theoretical references on Intermediality and publications of several academic studies carried out on the miniseries. The method adopted, in turn, consists of a comparative study between the miniseries and the artistic languages identified in its composition, such as: theatrical, cinematic language, visual arts, among others. The purpose of comparative analysis is to identify the object's similarities and differences in relation to other artistic languages. Finally, the purpose of the work is to reflect on the role of TV as a democratizing vehicle for literature and the arts, in addition to contributing to the debate on Intermediality in scientific scenarios, aware that the concept has been updated according to studies in the area are move forward.
Keywords: Comunicação
Capitu
Intermidialidade
Tradução Intersemiótica
Televisão
Communication
Capitu
Intermidiality
Intersemiotic translation
Television
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17254
Issue Date: 26-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons