Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17230
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mauriciodealmeidacezariojunior.pdf4.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Sequência de ensino por investigação para o estudo de calorimetria com a construção de calorímetros artesanais
Autor(es): Cezario Junior, Mauricio De Almeida
Primeiro Orientador: Freitas, Alysson Miranda de
Co-orientador: Gonçalves, Bruno
Membro da banca: Pereira, Dante Donizeti
Membro da banca: Menezes, Paulo Henrique Dias
Resumo: O objetivo deste trabalho foi ensinar os processos de transmissão de calor através da construção de um calorímetro artesanal e explorar sua capacidade térmica. Ele foi fundamentado nos referenciais teóricos do Ensino por Investigação e do Laboratório Aberto, com o intuito de promover a aprendizagem por meio de um ensino investigativo. Foi destacada a tendência da física em geral de desconsiderar os sistemas reais na maioria dos exemplos e exercícios de livros, tornando-os frequentemente sistemas ideais. O principal objetivo foi discutir os processos de troca de calor e demonstrar a existência dos sistemas reais e suas aproximações para a um sistema ideal, explorando estes conceitos por meio de atividades experimentais de baixo custo. O trabalho foi dividido em três partes. Na primeira atividade proposta, os alunos tiveram que criar uma garrafa para armazenar uma bebida quente e uma bebida gelada. Na segunda atividade, os alunos foram solicitados a determinar a capacidade térmica da garrafa térmica que eles mesmos criaram. Por último, ocorreu uma discussão entre os alunos sobre as estratégias, metodologias e validações de hipóteses em suas práticas. As atividades foram aplicadas no sistema híbrido de ensino, uma vez que o mundo estava enfrentando uma pandemia, a COVID19. A proposta de aplicação não fica restrita somente a esse sistema, podendo ser aplicada nos sistemas remoto e presencial. Observou-se o envolvimento dos alunos, mesmo daqueles que inicialmente não demonstravam interesse pela disciplina, pois participaram ativamente das atividades propostas na escola. A análise dos resultados revelou um impacto positivo na compreensão dos processos de transmissão de calor pelos alunos.
Abstract: The aim of this work were to teach the heat transmission processes through the construction of a homemade calorimeter and explore its thermal capacity. It was based on theoretical references of the Open Laboratory and Teaching by Investigation, to promote learning through investigative teaching. The tendency of physics in general to disregard real systems in most textbook examples and exercises was highlighted, often making them ideal systems. The main objective was to study the process of transmission heat and to demonstrate the existence of real systems and their approximation to an ideal system, and exploring these concepts through low-cost experimental activities. The work was divided into three parts. In the first proposed activity, students had to create a bottle to store a hot and cold drinks. In the second activity, students were asked to determine the thermal capacity of the thermos bottle they created. Finally, a discussion took place among students about strategies, methodologies, and validation of hypotheses in their practices. The activities were applied in the hybrid teaching system, since the world was facing a pandemic, COVID-19. The application proposal is not restricted to this system alone and can be applied to remote and in-person systems. The involvement of students was observed, even those who initially did not show interest in the subject, as they actively participated in the activities proposed at school. Analysis of the results revealed a positive impact on students' understanding of heat transmission processes.
Palavras-chave: Ensino de física
Calorimetria
Ensino por investigação
Arduino
Teaching physics
Calorimetry
Teaching by investigation
Arduino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17230
Data do documento: 15-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons