Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17230
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mauriciodealmeidacezariojunior.pdf4.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Freitas, Alysson Miranda de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5632925102543201pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Bruno-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Dante Donizeti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3683235983896656pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.creatorCezario Junior, Mauricio De Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584950133685262pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T13:40:56Z-
dc.date.available2024-08-20-
dc.date.available2024-08-21T13:40:56Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17230-
dc.description.abstractThe aim of this work were to teach the heat transmission processes through the construction of a homemade calorimeter and explore its thermal capacity. It was based on theoretical references of the Open Laboratory and Teaching by Investigation, to promote learning through investigative teaching. The tendency of physics in general to disregard real systems in most textbook examples and exercises was highlighted, often making them ideal systems. The main objective was to study the process of transmission heat and to demonstrate the existence of real systems and their approximation to an ideal system, and exploring these concepts through low-cost experimental activities. The work was divided into three parts. In the first proposed activity, students had to create a bottle to store a hot and cold drinks. In the second activity, students were asked to determine the thermal capacity of the thermos bottle they created. Finally, a discussion took place among students about strategies, methodologies, and validation of hypotheses in their practices. The activities were applied in the hybrid teaching system, since the world was facing a pandemic, COVID-19. The application proposal is not restricted to this system alone and can be applied to remote and in-person systems. The involvement of students was observed, even those who initially did not show interest in the subject, as they actively participated in the activities proposed at school. Analysis of the results revealed a positive impact on students' understanding of heat transmission processes.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi ensinar os processos de transmissão de calor através da construção de um calorímetro artesanal e explorar sua capacidade térmica. Ele foi fundamentado nos referenciais teóricos do Ensino por Investigação e do Laboratório Aberto, com o intuito de promover a aprendizagem por meio de um ensino investigativo. Foi destacada a tendência da física em geral de desconsiderar os sistemas reais na maioria dos exemplos e exercícios de livros, tornando-os frequentemente sistemas ideais. O principal objetivo foi discutir os processos de troca de calor e demonstrar a existência dos sistemas reais e suas aproximações para a um sistema ideal, explorando estes conceitos por meio de atividades experimentais de baixo custo. O trabalho foi dividido em três partes. Na primeira atividade proposta, os alunos tiveram que criar uma garrafa para armazenar uma bebida quente e uma bebida gelada. Na segunda atividade, os alunos foram solicitados a determinar a capacidade térmica da garrafa térmica que eles mesmos criaram. Por último, ocorreu uma discussão entre os alunos sobre as estratégias, metodologias e validações de hipóteses em suas práticas. As atividades foram aplicadas no sistema híbrido de ensino, uma vez que o mundo estava enfrentando uma pandemia, a COVID19. A proposta de aplicação não fica restrita somente a esse sistema, podendo ser aplicada nos sistemas remoto e presencial. Observou-se o envolvimento dos alunos, mesmo daqueles que inicialmente não demonstravam interesse pela disciplina, pois participaram ativamente das atividades propostas na escola. A análise dos resultados revelou um impacto positivo na compreensão dos processos de transmissão de calor pelos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectCalorimetriapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectTeaching physicspt_BR
dc.subjectCalorimetrypt_BR
dc.subjectTeaching by investigationpt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleSequência de ensino por investigação para o estudo de calorimetria com a construção de calorímetros artesanaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons