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Tipo: Dissertação
Título: Também somos irmãos e As aventuras amorosas de um padeiro: aquilo que os filmes contam de onde queremos chegar
Autor(es): Martins, Mariana Cristina Dias
Primeiro Orientador: Melo, Luís Alberto Rocha
Membro da banca: Moreno, Patricia
Membro da banca: Carvalho, Noel dos Santos
Resumo: O presente trabalho tem como principal escopo a proposta de análise fílmica dos longas metragens Também Somos Irmãos(1949), dirigido por José Carlos Burle, roteirizado por Alinor Azevedo em diálogo com o Teatro Experimental do Negro, e produzido pela Atlântida; e As Aventuras Amorosas de um Padeiro (1975), do diretor e roteirista negro Waldir Onofre, coproduzido pela Embrafilme e Regina Filmes Ltda. A pesquisa utiliza o conceito de representação enquanto disputa de poder e centraliza o olhar negro feminino, através da elaboração de bell hooks (2019). A análise fílmica aqui desenvolvida, foi possível através da construção de uma metodologia construída a partir do conceito de interseccionalidade, trabalhado por Carla Akotirene (2018), buscando estabelecer como abordagem eixos que articulam sistemas múltiplos de opressão, como território, trabalho, raça, gênero e religião e isolamento do sujeito; sobretudo na busca por compreender o que esses filmes falam ao corpo feminino negro, na dimensão da espectatorialidade e a partir da discussão sobre a representação do negro no cinema brasileiro.
Abstract: The main scope of this work is to propose a film analysis of the films Também Somos Irmãos (1949), directed by José Carlos Burle, scripted by Alinor Azevedo in dialogue with Teatro Experimental do Negro and produced by Atlântida; and As Aventuras Amorosas de um Padeiro (1975), by black director and screenwriter Waldir Onofre, co-produced by Embrafilme and Regina Filmes Ltda. The research uses the concept of representation as a power struggle and centralizes the black female gaze, through the elaboration of bell hooks (2019). The film analysis developed here was possible through the construction of a methodology built on the concept of intersectionality, worked by Carla Akotirene (2018), seeking to establish as an approach axes that articulate multiple systems of oppression, such as territory, work, race, gender and religion and isolation of the subject; especially in the search to understand what these films say to the black female body, in the dimension of spectatorship and based on the discussion about the representation of black people in Brazilian cinema.
Palavras-chave: História do cinema brasileiro
Cinema negro brasileiro
Representação do negro
Racismo
Olhar negro feminino
Análise fílmica
History of brazilian cinema
Brazilian black cinema
Representation of black people
Racism
Black female gaze
Film analysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17199
Data do documento: 28-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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