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dc.contributor.advisor1Melo, Luís Alberto Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8204578732983408pt_BR
dc.contributor.referee1Moreno, Patricia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Noel dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9305310105250534pt_BR
dc.creatorMartins, Mariana Cristina Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9126673701224503pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-15T15:36:08Z-
dc.date.available2024-08-15-
dc.date.available2024-08-15T15:36:08Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17199-
dc.description.abstractThe main scope of this work is to propose a film analysis of the films Também Somos Irmãos (1949), directed by José Carlos Burle, scripted by Alinor Azevedo in dialogue with Teatro Experimental do Negro and produced by Atlântida; and As Aventuras Amorosas de um Padeiro (1975), by black director and screenwriter Waldir Onofre, co-produced by Embrafilme and Regina Filmes Ltda. The research uses the concept of representation as a power struggle and centralizes the black female gaze, through the elaboration of bell hooks (2019). The film analysis developed here was possible through the construction of a methodology built on the concept of intersectionality, worked by Carla Akotirene (2018), seeking to establish as an approach axes that articulate multiple systems of oppression, such as territory, work, race, gender and religion and isolation of the subject; especially in the search to understand what these films say to the black female body, in the dimension of spectatorship and based on the discussion about the representation of black people in Brazilian cinema.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal escopo a proposta de análise fílmica dos longas metragens Também Somos Irmãos(1949), dirigido por José Carlos Burle, roteirizado por Alinor Azevedo em diálogo com o Teatro Experimental do Negro, e produzido pela Atlântida; e As Aventuras Amorosas de um Padeiro (1975), do diretor e roteirista negro Waldir Onofre, coproduzido pela Embrafilme e Regina Filmes Ltda. A pesquisa utiliza o conceito de representação enquanto disputa de poder e centraliza o olhar negro feminino, através da elaboração de bell hooks (2019). A análise fílmica aqui desenvolvida, foi possível através da construção de uma metodologia construída a partir do conceito de interseccionalidade, trabalhado por Carla Akotirene (2018), buscando estabelecer como abordagem eixos que articulam sistemas múltiplos de opressão, como território, trabalho, raça, gênero e religião e isolamento do sujeito; sobretudo na busca por compreender o que esses filmes falam ao corpo feminino negro, na dimensão da espectatorialidade e a partir da discussão sobre a representação do negro no cinema brasileiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória do cinema brasileiropt_BR
dc.subjectCinema negro brasileiropt_BR
dc.subjectRepresentação do negropt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectOlhar negro femininopt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectHistory of brazilian cinemapt_BR
dc.subjectBrazilian black cinemapt_BR
dc.subjectRepresentation of black peoplept_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectBlack female gazept_BR
dc.subjectFilm analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleTambém somos irmãos e As aventuras amorosas de um padeiro: aquilo que os filmes contam de onde queremos chegarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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