https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1713
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jomaramendesfernandes.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Propostas alternativas para a educação inclusiva a surdos: enfoque nos conteúdos de balanceamento de equações químicas e estequiometria para o ensino médio |
Autor(es): | Fernandes, Jomara Mendes |
Primeiro Orientador: | Reis, Ivoni de Freitas |
Membro da banca: | Rodero-Takahira, Aline Garcia |
Membro da banca: | Araujo Neto, Waldmir Nascimento de |
Resumo: | São poucas as pesquisas que relacionam o ensino de química aos alunos com necessidades educacionais especiais. Menor ainda é o número de trabalhos voltados a propor estratégias didáticas diferenciadas com foco na aprendizagem, em especial, do discente surdo. Em vista disso, o anseio maior da presente pesquisa foi cruzar essas duas vertentes: o ensino de química e a educação do aluno surdo. Buscamos, assim, propor estratégias de ensino que atendessem as especificidades do sujeito surdo e que auxiliassem a prática do professor com esses alunos. Nesse sentido, estratégias de ensino e avaliação para os conteúdos de balanceamento de reações químicas e estequiometria foram desenvolvidas com e para surdos. Defendemos que toda a prática pedagógica voltada para o trabalho com esses alunos precisa estar pautada na pedagogia visual e no uso de materiais concretos. Para que esses discentes tenham o acesso aos conteúdos químicos facilitados, ressaltamos que é preciso voltar todos os esforços possíveis na elaboração e divulgação de estratégias de ensino e de terminologias científicas em Libras. Percebe-se que ainda é necessário avançar em estudos com esse viés. Novas investigações precisam ser acrescidas nessa área e divulgadas para os profissionais que lidam diretamente com a realidade educacional. |
Abstract: | There are few studies that relate the chemistry teaching for pupils with special educational needs. Smaller additionally, the number of studies directed to offer differentiated teaching strategies focusing on learning, especially, the deaf student is very low. In view of this, the greatest desire of this research was to cross these two lines: teaching chemistry and education of deaf students. In the present study, we seek to propose teaching strategies that would meet the specific characteristics of the deaf subject and that would help the teacher's practice for these students. In that direction, teaching and assessment strategies for the chemical reactions balancing content and stoichiometry have been developed with and for the deaf. We defend that all teaching practice focused on work with these students need to be guided by the visual pedagogy and the use of concrete pedagogical materials. In order to provide access to facilitated chemical content for these students, we emphasize that is need to return all possible efforts in the preparation and dissemination of teaching strategies and scientific terminologies in Libras. We realize that it is still necessary more advances in such subject. Further investigations need to be performed in this area and disseminated for professionals that work directly with the educational reality. |
Palavras-chave: | Aprendizagem química Aluno surdo Estratégias de ensino Libras Chemistry learning Deaf student Teaching Strategies Libras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Química |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1713 |
Data do documento: | 25-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Química (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.