Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17087
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
devanirpinheiroalves.pdf11.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A montagem reflexiva na desconstrução e na construção da imagem no documentário crítico: direito do registro e a posse da imagem
Author: Alves, Devanir Pinheiro
Ignácio, Isadora Imbelloni
Guedes, ViníciusTostes
First Advisor: Rodrigues, Cristiano José
Referee Member: Medeiros, Theresa Christina Barbosa de
Referee Member: Couto, Daniel Brandi
Resumo: Este memorial descritivo busca, através de experimentações práticas, investigar a construção e desconstrução da imagem de personagens obtidas através de uma manipulação evidenciada pela montagem em tela, que aqui nomeamos de montagem reflexiva; além disso, permear discussões acerca das limitações do real dentro do gênero documental. Através da experimentação, “O Roubo da Imagem” (2023), filme produzido para este projeto, atua como objeto do presente trabalho, refletindo sobre questões éticas acerca do direito do registro e posse da imagem. Por fim, explora a utilização de tais recursos com o objetivo de comprovar o potencial do poder reflexivo que a construção fílmica pode proporcionar ao inverter a sua relação direta com o espectador frente à autenticidade da representação.
Abstract: This memorial seeks, through practical experimentation, to investigate the construction and deconstruction of the image of the characters obtained through manipulation evidenced by the montage on screen, which we call reflexive montage; as well as to permeate discussions on the limitations of reality within the documentary film genre. Through experimentation, "The Image Heist" (2023), a film developed for this project, serves as the object of this work, and reflects on ethical issues surrounding the right to record and own the image. Finally, it explores the use of these resources in order to prove the reflective power that film construction can provide by reversing its direct relationship with the spectator in the face of the authenticity of representation.
Keywords: Montagem
Montagem reflexiva
Documentário
Imagem
Manipulação
Montage
Reflexive montage
Documentary
Image
Manipulation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17087
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons