Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17087
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
devanirpinheiroalves.pdf11.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A montagem reflexiva na desconstrução e na construção da imagem no documentário crítico: direito do registro e a posse da imagem
Autor(es): Alves, Devanir Pinheiro
Ignácio, Isadora Imbelloni
Guedes, ViníciusTostes
Primeiro Orientador: Rodrigues, Cristiano José
Membro da banca: Medeiros, Theresa Christina Barbosa de
Membro da banca: Couto, Daniel Brandi
Resumo: Este memorial descritivo busca, através de experimentações práticas, investigar a construção e desconstrução da imagem de personagens obtidas através de uma manipulação evidenciada pela montagem em tela, que aqui nomeamos de montagem reflexiva; além disso, permear discussões acerca das limitações do real dentro do gênero documental. Através da experimentação, “O Roubo da Imagem” (2023), filme produzido para este projeto, atua como objeto do presente trabalho, refletindo sobre questões éticas acerca do direito do registro e posse da imagem. Por fim, explora a utilização de tais recursos com o objetivo de comprovar o potencial do poder reflexivo que a construção fílmica pode proporcionar ao inverter a sua relação direta com o espectador frente à autenticidade da representação.
Abstract: This memorial seeks, through practical experimentation, to investigate the construction and deconstruction of the image of the characters obtained through manipulation evidenced by the montage on screen, which we call reflexive montage; as well as to permeate discussions on the limitations of reality within the documentary film genre. Through experimentation, "The Image Heist" (2023), a film developed for this project, serves as the object of this work, and reflects on ethical issues surrounding the right to record and own the image. Finally, it explores the use of these resources in order to prove the reflective power that film construction can provide by reversing its direct relationship with the spectator in the face of the authenticity of representation.
Palavras-chave: Montagem
Montagem reflexiva
Documentário
Imagem
Manipulação
Montage
Reflexive montage
Documentary
Image
Manipulation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17087
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons