https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/169
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
danielleberzoinimauler.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Professores no Museu de Arte Murilo Mendes: leituras e significados no espaço museal |
Autor(es): | Mauler, Danielle Berzoini |
Orientador: | Miranda, Sonia Regina |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Sandra Regina Ferreira de |
Miembros Examinadores: | Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque |
Resumo: | As discussões feitas hoje acerca de museus são muito consistentes no que se refere à dimensão educativa dessas instituições. Baseiam-se, sobretudo, no fato de que, para cumprir a função social de educar, devem apresentar-se na condição de formuladores de argumentos críticos que levem seus visitantes a reflexões, dúvidas, questionamentos, conflitos, confrontos. Para atingir esse objetivo é necessário que se constituam como espaços democráticos, permeáveis, dispostos a manter relações dialógicas com seus visitantes e com a comunidade em que se inserem. Buscar compreender o processo de compartilhamentos e trocas que os professores estabelecem com o museu na construção de percepções e entendimentos do espaço museal e de seus acervos representa, portanto, tentar entender o próprio museu como espaço educativo a partir da ótica do sujeito que se educa. Diante desse contexto, procurei conhecer as leituras que os docentes fazem do espaço museal – mais especificamente do Museu de Arte Murilo Mendes – UFJF – e das significações e ressignificações que produzem em visita a exposição de objetos do acervo dessa instituição. A metodologia empregada é a que se descreve como de abordagem qualitativa, sendo usados como instrumentos para a investigação a observação participante, o diário de campo, as entrevistas semiestruturadas e a interpretação dos dados obtidos. O respaldo teórico para a pesquisa realizada foi encontrado principalmente nas obras de autores que se dedicam ao campo da educação em museus, como Mário Chagas, Francisco Régis Lopes Ramos, Júnia Sales Pereira, Silvia Alderoqui e Constanza Pedersoli e Ignacio Díaz Balerdi. Ao concluir a investigação, verifiquei que as leituras que os professores fazem do espaço museal estão sempre relacionadas às suas histórias de vida, à prática pedagógica, mas também que as significações que ali produzem podem modificar-se e alargar-se na medida em que se sentem convidados a visitar esse espaço e se sentem à vontade para frui-lo. |
Resumen : | The discussions in nowadays about museums are very consistent in relation to the educational dimension in those institutes. Based on, mainly, the fact that, to fulfil it’s social role of education, must be on condition of formulators of critical arguments that take your visitors to reflections, doubts, questions, conflicts, confrontation. In order to achieve this goal is necessary that are former democratic areas, permeable, to stand for dialectic relationship with your visitors and community. To understand the process of sharing or exchanging the professor establishes with museum in a construction of perceptions and understanding of museum space and of their collections represent. Therefore, try to undertand the own museum like a educational area, in a perspective of liable who educates. In light of this context, I looked know the readings that teachers doing of museum space – specifically Murilo Mendes Museus of Art – UFJF – and meanings and redimensioning that produce to visits on exhibition of archives’s objects in this founding. The methodology employed is describe like of quality approach, being used as tools of research the participant observation, the field diary, the interviews semi-structured and the interpretation of the data collected. The theoretical knowledge for the research conducted was found, mainly, in that work of such writers who devoted to the field of education in museums, like Mário Chagas, Francisco Régis Lopes Ramos, Júnia Sales Pereira, Silvia Alderoqui e Constanza Pedersoli e Ignacio Díaz Balerdi. To conclude this investigation, I have seen that the readings who the teachers do of museum area will be linked a part of their life story, the pedagogical practice, but also that the significations produced will be modify and extending as those they feel invited to visit the area and feel comfortable for enjoy. |
Palabras clave : | Educação em museus Formação de professores Experiências docentes Education in museums Training of teachers Teaching experiences |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/169 |
Fecha de publicación : | 7-nov-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.