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dc.contributor.advisor1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700208T6pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Sandra Regina Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707741P4pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770304E9pt_BR
dc.creatorMauler, Danielle Berzoini-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765202Y0pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-10T14:06:02Z-
dc.date.available2015-12-10-
dc.date.available2015-12-10T14:06:02Z-
dc.date.issued2015-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/169-
dc.description.abstractThe discussions in nowadays about museums are very consistent in relation to the educational dimension in those institutes. Based on, mainly, the fact that, to fulfil it’s social role of education, must be on condition of formulators of critical arguments that take your visitors to reflections, doubts, questions, conflicts, confrontation. In order to achieve this goal is necessary that are former democratic areas, permeable, to stand for dialectic relationship with your visitors and community. To understand the process of sharing or exchanging the professor establishes with museum in a construction of perceptions and understanding of museum space and of their collections represent. Therefore, try to undertand the own museum like a educational area, in a perspective of liable who educates. In light of this context, I looked know the readings that teachers doing of museum space – specifically Murilo Mendes Museus of Art – UFJF – and meanings and redimensioning that produce to visits on exhibition of archives’s objects in this founding. The methodology employed is describe like of quality approach, being used as tools of research the participant observation, the field diary, the interviews semi-structured and the interpretation of the data collected. The theoretical knowledge for the research conducted was found, mainly, in that work of such writers who devoted to the field of education in museums, like Mário Chagas, Francisco Régis Lopes Ramos, Júnia Sales Pereira, Silvia Alderoqui e Constanza Pedersoli e Ignacio Díaz Balerdi. To conclude this investigation, I have seen that the readings who the teachers do of museum area will be linked a part of their life story, the pedagogical practice, but also that the significations produced will be modify and extending as those they feel invited to visit the area and feel comfortable for enjoy.pt_BR
dc.description.resumoAs discussões feitas hoje acerca de museus são muito consistentes no que se refere à dimensão educativa dessas instituições. Baseiam-se, sobretudo, no fato de que, para cumprir a função social de educar, devem apresentar-se na condição de formuladores de argumentos críticos que levem seus visitantes a reflexões, dúvidas, questionamentos, conflitos, confrontos. Para atingir esse objetivo é necessário que se constituam como espaços democráticos, permeáveis, dispostos a manter relações dialógicas com seus visitantes e com a comunidade em que se inserem. Buscar compreender o processo de compartilhamentos e trocas que os professores estabelecem com o museu na construção de percepções e entendimentos do espaço museal e de seus acervos representa, portanto, tentar entender o próprio museu como espaço educativo a partir da ótica do sujeito que se educa. Diante desse contexto, procurei conhecer as leituras que os docentes fazem do espaço museal – mais especificamente do Museu de Arte Murilo Mendes – UFJF – e das significações e ressignificações que produzem em visita a exposição de objetos do acervo dessa instituição. A metodologia empregada é a que se descreve como de abordagem qualitativa, sendo usados como instrumentos para a investigação a observação participante, o diário de campo, as entrevistas semiestruturadas e a interpretação dos dados obtidos. O respaldo teórico para a pesquisa realizada foi encontrado principalmente nas obras de autores que se dedicam ao campo da educação em museus, como Mário Chagas, Francisco Régis Lopes Ramos, Júnia Sales Pereira, Silvia Alderoqui e Constanza Pedersoli e Ignacio Díaz Balerdi. Ao concluir a investigação, verifiquei que as leituras que os professores fazem do espaço museal estão sempre relacionadas às suas histórias de vida, à prática pedagógica, mas também que as significações que ali produzem podem modificar-se e alargar-se na medida em que se sentem convidados a visitar esse espaço e se sentem à vontade para frui-lo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectExperiências docentespt_BR
dc.subjectEducation in museumspt_BR
dc.subjectTraining of teacherspt_BR
dc.subjectTeaching experiencespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleProfessores no Museu de Arte Murilo Mendes: leituras e significados no espaço musealpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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