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Clase: Tese
Título : Dança, educação física e linguagem: a prática docente em escolas públicas e particulares da cidade de Juiz de Fora
Autor(es): Oliveira, Anderson José de
Orientador: Alviano Júnior, Wilson
Miembros Examinadores: Oliveira, Ayra Lovisi
Miembros Examinadores: Mourão, Ludmila Nunes
Miembros Examinadores: Filgueiras, Isabel Porto
Miembros Examinadores: Sborquia, Silvia Pavesi
Resumo: A presente tese teve como questão norteadora saber como diferentes professores de Educação Física das redes municipal, estadual e particular da cidade de Juiz de Fora trabalhavam com a manifestação da cultura corporal dança. Foi analisado se e como sua prática docente estava inserida na área das linguagens, buscando dialogar sobre a compreensão deles em relação e esse conceito. Além disso, buscou mostrar aproximações e distanciamentos das aulas dos educadores em relação aos princípios ético-políticos vinculados ao Currículo Cultural; saber quais dificuldades os docentes encontravam para tematizar a dança no ambiente escolar dentro da área das linguagens; saber como a dança foi trabalhada pelos professores durante o período da pandemia da Covid 19 e se esse período trouxe novas formas de trabalho com esse elemento da cultura corporal. Referenciada em autores como Hall (1997, 2006, 2013, 2016); Marques (2011, 2012); Neira (2007, 2011, 2014, 2017, 2018, 2019, 2021, 2022); Nunes (2016, 2021), a pesquisa é resultado de ações desenvolvidas no doutorado em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para sua realização foi utilizada metodologia qualitativa, bibliográfica e documental, de caráter autoetnográfico, através de uma perspectiva pós-crítica referendada nos estudos culturais. Os dados da prática dos professores, sujeitos de minha tese, foram levantados através de entrevistas semiestruturadas. Foi percebido, na fala desses educadores, um número maior de aproximações do que de distanciamentos em relação à área das linguagens, assim como dos princípios ético políticos de uma Educação Física culturalmente orientada. No entanto, empecilhos enfrentados por eles no que se refere a espaços e materiais inadequados, gênero dos alunos e questões de cunho religioso dificultavam um trabalho vinculado à área das linguagens, assim como é proposto pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018). No que se refere à Pandemia da Covid 19, a palavra em destaque na prática desses docentes foi “reinventar-se”, ou seja, aprender a trabalhar de uma maneira com a qual não estavam acostumados, dentro de um período em que a incerteza se fazia presente na prática desses professores. Foi percebido também que esse período pandêmico escancarou as diferenças sociais presentes na sociedade brasileira, assim como no ambiente escolar.
Resumen : The guiding question of this thesis was to know how different Physical Education teachers from municipal, state and private schools in the city of Juiz de Fora worked with the manifestation of dance body culture. It was analyzed whether and how their teaching practice was inserted in the area of languages, seeking to discuss their understanding of this concept. Furthermore, it sought to show approaches and distances between educators' classes in relation to the ethical-political principles linked to the Cultural Curriculum; find out what difficulties teachers found when discussing dance in the school environment within the area of languages; find out how dance was worked by teachers during the Covid 19 pandemic period and whether this period brought new ways of working with this element of body culture. Referenced in authors such as Hall (1997, 2006, 2013, 2016); Marques (2011, 2012); Neira (2007, 2011, 2014, 2017, 2018, 2019, 2021, 2022); Nunes (2016, 2021), the research is the result of actions developed during the doctorate in Education at the Federal University of Juiz de Fora. To carry it out, a qualitative, bibliographic and documentary methodology was used, of an autoethnographic nature, through a post-critical perspective endorsed in cultural studies. Data on the practice of teachers, subjects of my thesis, were collected through semi-structured interviews. It was noticed, in the speech of these educators, a greater number of approximations than distances in relation to the area of languages, as well as the ethical and political principles of a culturally oriented Physical Education. However, obstacles they faced regarding inadequate spaces and materials, students' gender and religious issues made work linked to the area of languages difficult, as proposed by the Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). With regard to the Covid 19 Pandemic, the word that stood out in the practice of these teachers was “reinventing themselves”, that is, learning to work in a way that they were not used to, within a period in which uncertainty arose. was present in the practice of these teachers. It was also noticed that this pandemic period exposed the social differences present in Brazilian society, as well as in the school environment.
Palabras clave : Educação física
Dança
Linguagem
Physical education
Dance
Language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16988
Fecha de publicación : 7-feb-2024
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



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