DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Alviano Júnior, Wilson | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4959338410444448 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Ayra Lovisi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5084019401607890 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mourão, Ludmila Nunes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Filgueiras, Isabel Porto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0237297268408453 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Sborquia, Silvia Pavesi | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1534979791179976 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Anderson José de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8414746286323666 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T12:17:49Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30 | - |
dc.date.available | 2024-08-01T12:17:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16988 | - |
dc.description.abstract | The guiding question of this thesis was to know how different Physical Education teachers
from municipal, state and private schools in the city of Juiz de Fora worked with the
manifestation of dance body culture. It was analyzed whether and how their teaching practice
was inserted in the area of languages, seeking to discuss their understanding of this concept.
Furthermore, it sought to show approaches and distances between educators' classes in
relation to the ethical-political principles linked to the Cultural Curriculum; find out what
difficulties teachers found when discussing dance in the school environment within the area of
languages; find out how dance was worked by teachers during the Covid 19 pandemic period
and whether this period brought new ways of working with this element of body culture.
Referenced in authors such as Hall (1997, 2006, 2013, 2016); Marques (2011, 2012); Neira
(2007, 2011, 2014, 2017, 2018, 2019, 2021, 2022); Nunes (2016, 2021), the research is the
result of actions developed during the doctorate in Education at the Federal University of Juiz
de Fora. To carry it out, a qualitative, bibliographic and documentary methodology was used,
of an autoethnographic nature, through a post-critical perspective endorsed in cultural studies.
Data on the practice of teachers, subjects of my thesis, were collected through semi-structured
interviews. It was noticed, in the speech of these educators, a greater number of
approximations than distances in relation to the area of languages, as well as the ethical and
political principles of a culturally oriented Physical Education. However, obstacles they faced
regarding inadequate spaces and materials, students' gender and religious issues made work
linked to the area of languages difficult, as proposed by the Base Nacional Comum Curricular
- BNCC (Brasil, 2018). With regard to the Covid 19 Pandemic, the word that stood out in the
practice of these teachers was “reinventing themselves”, that is, learning to work in a way that
they were not used to, within a period in which uncertainty arose. was present in the practice
of these teachers. It was also noticed that this pandemic period exposed the social differences
present in Brazilian society, as well as in the school environment. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese teve como questão norteadora saber como diferentes professores de Educação
Física das redes municipal, estadual e particular da cidade de Juiz de Fora trabalhavam com a
manifestação da cultura corporal dança. Foi analisado se e como sua prática docente estava
inserida na área das linguagens, buscando dialogar sobre a compreensão deles em relação e
esse conceito. Além disso, buscou mostrar aproximações e distanciamentos das aulas dos
educadores em relação aos princípios ético-políticos vinculados ao Currículo Cultural; saber
quais dificuldades os docentes encontravam para tematizar a dança no ambiente escolar
dentro da área das linguagens; saber como a dança foi trabalhada pelos professores durante o
período da pandemia da Covid 19 e se esse período trouxe novas formas de trabalho com esse
elemento da cultura corporal. Referenciada em autores como Hall (1997, 2006, 2013, 2016);
Marques (2011, 2012); Neira (2007, 2011, 2014, 2017, 2018, 2019, 2021, 2022); Nunes
(2016, 2021), a pesquisa é resultado de ações desenvolvidas no doutorado em Educação da
Universidade Federal de Juiz de Fora. Para sua realização foi utilizada metodologia
qualitativa, bibliográfica e documental, de caráter autoetnográfico, através de uma perspectiva
pós-crítica referendada nos estudos culturais. Os dados da prática dos professores, sujeitos de
minha tese, foram levantados através de entrevistas semiestruturadas. Foi percebido, na fala
desses educadores, um número maior de aproximações do que de distanciamentos em relação
à área das linguagens, assim como dos princípios ético políticos de uma Educação Física
culturalmente orientada. No entanto, empecilhos enfrentados por eles no que se refere a
espaços e materiais inadequados, gênero dos alunos e questões de cunho religioso
dificultavam um trabalho vinculado à área das linguagens, assim como é proposto pela Base
Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018). No que se refere à Pandemia da Covid
19, a palavra em destaque na prática desses docentes foi “reinventar-se”, ou seja, aprender a
trabalhar de uma maneira com a qual não estavam acostumados, dentro de um período em que
a incerteza se fazia presente na prática desses professores. Foi percebido também que esse
período pandêmico escancarou as diferenças sociais presentes na sociedade brasileira, assim
como no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Dança, educação física e linguagem: a prática docente em escolas públicas e particulares da cidade de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses)
|