Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16955
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luizaferrazvieira.pdf12.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A algébra como vilã do 7º ano do ensino fundamental: proposta de jogo para desmistificar essa ideia
Autor(es): Vieira, Luiza Ferraz
Orientador: Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis
Miembros Examinadores: Mazorche, Sandro Rodrigues
Miembros Examinadores: Miyagaki, Olimpio Hiroshi
Resumo: O objetivo desta pesquisa é despertar o interesse dos alunos do 7º ano pela álgebra por meio da introdução de um jogo de tabuleiro. Foram analisadas a estruturação desse conteúdo para esse nível escolar, a abordagem do livro didático e a receptividade dos alunos a essa proposta lúdica em sala de aula, visando facilitar o aprendizado e avaliar os resultados alcançados. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, com observação participante como procedimento. Os resultados evidenciaram o interesse dos alunos por uma abordagem diferenciada, utilizando um jogo para fortalecer o entendimento do conteúdo. Durante a aplicação do jogo, observou-se que a aprendizagem estava progredindo conforme o esperado. As conclusões apontam que os alunos se interessam mais pela matemática quando são adotadas abordagens alternativas, trazendo vantagens tanto para eles quanto para os professores. Em nosso contexto social atual, é crucial oferecer aulas contextualizadas para tornar a aprendizagem mais dinâmica e eficiente. Futuras pesquisas poderiam explorar a adaptação do jogo a novas habilidades e examinar materiais didáticos para avaliar suas abordagens de ensino, contribuindo para a eficácia do aprendizado dos alunos.
Resumen : The objective of this research is to arouse the interest of 7th-grade students in algebra through the introduction of a board game. The structuring of this content for this grade level, the approach of the textbook, and the receptiveness of students to this playful proposal in the classroom were analyzed to facilitate learning and evaluate the achieved results. The research-action method was employed, with participant observation as the procedure. The results highlighted the students’ interest in a differentiated approach, using a game to reinforce the understanding of the content. During the game’s implementation, it was observed that learning was progressing as expected. The conclusions indicate that students are more interested in mathematics when alternative approaches are adopted, bringing advantages for both them and the teachers. In our current social context, it is crucial to offer contextualized classes to make learning more dynamic and efficient. Future research could explore the adaptation of the game to new skills and examine educational materials to assess their teaching approaches, contributing to the effectiveness of student learning.
Palabras clave : Álgebra
Jogo de tabuleiro
7º ano
Algebra
Board game
7th grade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16955
Fecha de publicación : 26-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons