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dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2841285378282965pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158859691850299pt_BR
dc.contributor.referee2Miyagaki, Olimpio Hiroshi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2646698407526867pt_BR
dc.creatorVieira, Luiza Ferraz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1552377354472162pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-23T17:17:07Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-23T17:17:07Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16955-
dc.description.abstractThe objective of this research is to arouse the interest of 7th-grade students in algebra through the introduction of a board game. The structuring of this content for this grade level, the approach of the textbook, and the receptiveness of students to this playful proposal in the classroom were analyzed to facilitate learning and evaluate the achieved results. The research-action method was employed, with participant observation as the procedure. The results highlighted the students’ interest in a differentiated approach, using a game to reinforce the understanding of the content. During the game’s implementation, it was observed that learning was progressing as expected. The conclusions indicate that students are more interested in mathematics when alternative approaches are adopted, bringing advantages for both them and the teachers. In our current social context, it is crucial to offer contextualized classes to make learning more dynamic and efficient. Future research could explore the adaptation of the game to new skills and examine educational materials to assess their teaching approaches, contributing to the effectiveness of student learning.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é despertar o interesse dos alunos do 7º ano pela álgebra por meio da introdução de um jogo de tabuleiro. Foram analisadas a estruturação desse conteúdo para esse nível escolar, a abordagem do livro didático e a receptividade dos alunos a essa proposta lúdica em sala de aula, visando facilitar o aprendizado e avaliar os resultados alcançados. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, com observação participante como procedimento. Os resultados evidenciaram o interesse dos alunos por uma abordagem diferenciada, utilizando um jogo para fortalecer o entendimento do conteúdo. Durante a aplicação do jogo, observou-se que a aprendizagem estava progredindo conforme o esperado. As conclusões apontam que os alunos se interessam mais pela matemática quando são adotadas abordagens alternativas, trazendo vantagens tanto para eles quanto para os professores. Em nosso contexto social atual, é crucial oferecer aulas contextualizadas para tornar a aprendizagem mais dinâmica e eficiente. Futuras pesquisas poderiam explorar a adaptação do jogo a novas habilidades e examinar materiais didáticos para avaliar suas abordagens de ensino, contribuindo para a eficácia do aprendizado dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subject7º anopt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectBoard gamept_BR
dc.subject7th gradept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA algébra como vilã do 7º ano do ensino fundamental: proposta de jogo para desmistificar essa ideiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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