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Clase: Artigo de Evento
Título : Ser jovem nos artefatos de design contemporâneo: um processo semiótico
Otros títulos : Being young in contemporary design artifacts: a semiotical process
Autor(es): Zarur, Ana Paula
Niemeyer, Lucy
Organizador: Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: Na contemporaneidade, a juventude tem como característica precípua o processo de constante modificação, com periódica superação de padrões, de produtos, costumes. Esta condição se ajusta à espiral de consumo implementada por setores produtivos atuais. Juventude adquiriu estatuto social e seus atributos passaram estar expressos em bens de consumo. O reconhecimento social dos indivíduos é cada vez mais dependente de atributos que associados à mocidade (como capacidade de modificação, flexibilidade, beleza, saúde...). Nas sociedades de consumo, a reificação desse ideal estético tornou-se um modelo para o que seja desejável, atuando no mercado como um modo de distinção e de pertencimento. Não mais adstrita à mocidade, com a desesperada adesão de setores com idade avançada, a juventude tornou se um patrimônio a ser conquistado e mantido, em qualquer idade, por meio do consumo de bens e serviços tidos como apropriados. Inserido neste contexto, com frequência o design assume abordagem que favoreça a aceleração da obsolescência programada, por meio de soluções que reifiquemas sucessivas expressões de estética jovem. Embasado nos conceitos da semiótica de extração peirceana, o presente trabalho propôs a examinar organização interna destes “artefatos joviais”, com suas características estruturais, padrõese relações. Concentrando esforços para compreender como objetos de uso cotidiano podem expressar a juventude, o processo de análise se estruturou, tendo por base conceitos da semiótica de extração peirceana. Para explorar o potencial comunicativo deste sistema de signos, a gramática especulativa de Peirce forneceu três pontos de vista: a significação, a objetivação e a interpretação. Isso porque o signo peirceano possui uma natureza triádica, podendo assim ser examinado: em si mesmo no seu fundamento, seu poder de significar; em sua referência ao objeto, ou seja, àquilo que representa; e nasinterpretações que ele tem potencial de despertar, ou seja, nos interpretantes que é capaz de promover. A partir desta tríade, foi possível proceder a uma análise dos artefatos em três níveis: no sintático, que se refere à dimensão material, estrutura e funcionamento técnico do produto; no semântico, que se refere às suas qualidades expressivas e representativas; no pragmático, que se refere à sua dimensão de uso. Os aportes oferecidos pela gramática especulativa de Peirce permitiram avaliar e descrever, com acuidade, os signos que compunham a mensagem presente na configuração dos produtos (cores, formas texturas, símbolos etc.) viabilizando a oportunidade de apreender os procedimentos e os recursos presentes em sua construção. Deste modo, foram identificadas as estratégias comunicativas empregadas para expressar a juventude no meio objeto: a adoção de um design provocativo, irreverente, que abarca com humor temas polêmicos como o erotismo e a crítica a comportamentos e costumes; a estruturação de uma aparência de brinquedo que fornece um caráter lúdico a objetos utilitários; e a apropriação de estilos e práticas inerentes à cultura jovem. Todas estas estratégias se baseiam no que Niemeyer (2009) qualifica como uma “transgressão semiótica”, uma dinâmica que implica a violação de regras e convenções, para promover uma quebra de expectativa no processo da semiose.
Resumen : -
Palabras clave : Design industrial
Juventude
Semiótica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16902
Fecha de publicación : 23-jul-2023
Aparece en las colecciones: 4º Encontro de Semiótica do Projeto



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