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dc.creatorZarur, Ana Paula-
dc.creatorNiemeyer, Lucy-
dc.date.accessioned2024-07-18T19:24:51Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T19:24:51Z-
dc.date.issued2023-07-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16902-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNa contemporaneidade, a juventude tem como característica precípua o processo de constante modificação, com periódica superação de padrões, de produtos, costumes. Esta condição se ajusta à espiral de consumo implementada por setores produtivos atuais. Juventude adquiriu estatuto social e seus atributos passaram estar expressos em bens de consumo. O reconhecimento social dos indivíduos é cada vez mais dependente de atributos que associados à mocidade (como capacidade de modificação, flexibilidade, beleza, saúde...). Nas sociedades de consumo, a reificação desse ideal estético tornou-se um modelo para o que seja desejável, atuando no mercado como um modo de distinção e de pertencimento. Não mais adstrita à mocidade, com a desesperada adesão de setores com idade avançada, a juventude tornou se um patrimônio a ser conquistado e mantido, em qualquer idade, por meio do consumo de bens e serviços tidos como apropriados. Inserido neste contexto, com frequência o design assume abordagem que favoreça a aceleração da obsolescência programada, por meio de soluções que reifiquemas sucessivas expressões de estética jovem. Embasado nos conceitos da semiótica de extração peirceana, o presente trabalho propôs a examinar organização interna destes “artefatos joviais”, com suas características estruturais, padrõese relações. Concentrando esforços para compreender como objetos de uso cotidiano podem expressar a juventude, o processo de análise se estruturou, tendo por base conceitos da semiótica de extração peirceana. Para explorar o potencial comunicativo deste sistema de signos, a gramática especulativa de Peirce forneceu três pontos de vista: a significação, a objetivação e a interpretação. Isso porque o signo peirceano possui uma natureza triádica, podendo assim ser examinado: em si mesmo no seu fundamento, seu poder de significar; em sua referência ao objeto, ou seja, àquilo que representa; e nasinterpretações que ele tem potencial de despertar, ou seja, nos interpretantes que é capaz de promover. A partir desta tríade, foi possível proceder a uma análise dos artefatos em três níveis: no sintático, que se refere à dimensão material, estrutura e funcionamento técnico do produto; no semântico, que se refere às suas qualidades expressivas e representativas; no pragmático, que se refere à sua dimensão de uso. Os aportes oferecidos pela gramática especulativa de Peirce permitiram avaliar e descrever, com acuidade, os signos que compunham a mensagem presente na configuração dos produtos (cores, formas texturas, símbolos etc.) viabilizando a oportunidade de apreender os procedimentos e os recursos presentes em sua construção. Deste modo, foram identificadas as estratégias comunicativas empregadas para expressar a juventude no meio objeto: a adoção de um design provocativo, irreverente, que abarca com humor temas polêmicos como o erotismo e a crítica a comportamentos e costumes; a estruturação de uma aparência de brinquedo que fornece um caráter lúdico a objetos utilitários; e a apropriação de estilos e práticas inerentes à cultura jovem. Todas estas estratégias se baseiam no que Niemeyer (2009) qualifica como uma “transgressão semiótica”, uma dinâmica que implica a violação de regras e convenções, para promover uma quebra de expectativa no processo da semiose.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Semiótica do Projetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectDesign industrialpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleSer jovem nos artefatos de design contemporâneo: um processo semióticopt_BR
dc.title.alternativeBeing young in contemporary design artifacts: a semiotical processpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.organizadorBraida, Fredericopt_BR
dc.contributor.organizadorNojima, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.organizadorCoutinho, Taís de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.organizadorCampos, Fernanda de Façanha ept_BR
dc.contributor.organizadorFerreira, Isabela de Mattospt_BR
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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