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Tipo: Artigo de Evento
Título: Método da consciência sígnica: uma abordagem semiótica para o tratamento da dislexia e outros transtornos da leitura e escrita
Título(s) alternativo(s): Sign consciousness method: a semiotic approach for the treatment of dyslexia and other reading and writing disorders
Autor(es): Camillo, Regina Celia
Organizador(es): Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: Em 1981, graduei-me em Fonoaudiologia pela UNIFESP. Dentre os objetos de estudo desta ciência temos a Linguagem Humana e a Comunicação. No ano seguinte à minha formação, iniciei pesquisa de investigação clínica junto aos pacientes que apresentavam quadro de Dislexia, Transtorno de Aprendizagem, de Leitura e Escrita, necessidades especiais, com queixa de dificuldades escolares, relacionadas aos processamentos da leitura, da escrita e alfabetização. Em 1987, partindo das análises sistemáticas dos procedimentos do dia a dia clínico e estudos dos resultados do banco de dados dos primeiros 6 anos da pesquisa, propus um procedimento sistemático metodológico, utilizando a Linguagem Gráfico- -grafêmica para as abordagens clínicas junto a estes pacientes, tendo como base teórica a Semiótica Peirceana, a Fonoaudiologia, a Linguística e o Sócio-Interacionismo de Vygotsky. Nesta fase da pesquisa, iniciei a divulgação desse método na forma de cursos, apresentação em simpósios, congressos de Fonoaudiologia, Pedagogia, Educação Especial tanto no Brasil quanto em outros países, cujo intuito foi trazer interlocutores e debates para a ampliação do tema. Em 1997, esta proposta metodológica e os resultados clínicos foram apresentados na forma de dissertação de Mestrado – A Significação nos Processos de Leitura e Escrita: Uma Proposta Elaborada a Partir da Experiência Clínico-Fonoaudiológica, na PUC, São Paulo. Esta dissertação descortinou 15 anos de pesquisa, tendo como parâmetro os resultados dos procedimentos terapêuticos em 100 pacientes, sendo escolhidos 7 casos clínicos para análise pormenorizada. Esta metodologia atualmente é denominada Método da Consciência Sígnica e trabalha os aspectos semióticos da cognição humana, através de técnicas que utilizam a linguagem gráfico-grafêmica a partir do código gráfico e léxico do português do Brasil. Dentre os aspectos que tem chamado atenção, destacam-se o quanto as terapias que utilizam a Linguagem Gráfico-grafêmica na forma manuscrita, cursiva exerce um papel fundamental nas relações de desenvolvimento e aprendizagem. E, o quanto as terapias que utilizam a leitura e a escrita tem contribuído no desenvolvimento, na transformação dos processamentos cognitivos dos pacientes, independente de apresentarem problemas de leitura e escrita. O signo é o mediador dos conteúdos, da significação, a matéria-prima do pensamento, da cognição, ao mesmo tempo, em que é o mediador das expressões ou dos diferentes tipos de linguagem, da comunicação. Compreender a cognição e a comunicação gráfica pressupõe interpretar sistemas específicos de signos que, em síntese, são os mediadores deste tipo particular de expressão. O signo gráfico é um tipo específico de signo em que a forma utilizada de interação, expressão e recepção é a Linguagem Gráfica. Desenhos, letras, números, gráficos, traçados, gravuras, notas musicais, esculturas, filmes, fotos, pinturas, entre tantas outras formas de sinais, são exemplos de signos que mediam tipos específicos de linguagem e comunicação gráfica. O signo gráfico-grafêmico é um tipo particular de signo gráfico mediado por traçados chamados grafemas, sendo eles as letras, os números, os sinais ma temáticos e de pontuação. O Método da Consciência Sígnica visa o desenvolvimento, compreensão, utilização, aprimoramento deste tipo específico de Linguagem na prática clínica e pedagógica, visando o aprimoramento da leitura e escrita, base de uma cidadania mais consciente.
Abstract: -
Palavras-chave: Consciência sígnica
Sígno gráfico-grafêmico
Linguagem gráfico-grafêmica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16888
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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