https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16888
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
reginaceliacamillo.pdf | 188.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Camillo, Regina Celia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:42:40Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17 | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:42:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16888 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Em 1981, graduei-me em Fonoaudiologia pela UNIFESP. Dentre os objetos de estudo desta ciência temos a Linguagem Humana e a Comunicação. No ano seguinte à minha formação, iniciei pesquisa de investigação clínica junto aos pacientes que apresentavam quadro de Dislexia, Transtorno de Aprendizagem, de Leitura e Escrita, necessidades especiais, com queixa de dificuldades escolares, relacionadas aos processamentos da leitura, da escrita e alfabetização. Em 1987, partindo das análises sistemáticas dos procedimentos do dia a dia clínico e estudos dos resultados do banco de dados dos primeiros 6 anos da pesquisa, propus um procedimento sistemático metodológico, utilizando a Linguagem Gráfico- -grafêmica para as abordagens clínicas junto a estes pacientes, tendo como base teórica a Semiótica Peirceana, a Fonoaudiologia, a Linguística e o Sócio-Interacionismo de Vygotsky. Nesta fase da pesquisa, iniciei a divulgação desse método na forma de cursos, apresentação em simpósios, congressos de Fonoaudiologia, Pedagogia, Educação Especial tanto no Brasil quanto em outros países, cujo intuito foi trazer interlocutores e debates para a ampliação do tema. Em 1997, esta proposta metodológica e os resultados clínicos foram apresentados na forma de dissertação de Mestrado – A Significação nos Processos de Leitura e Escrita: Uma Proposta Elaborada a Partir da Experiência Clínico-Fonoaudiológica, na PUC, São Paulo. Esta dissertação descortinou 15 anos de pesquisa, tendo como parâmetro os resultados dos procedimentos terapêuticos em 100 pacientes, sendo escolhidos 7 casos clínicos para análise pormenorizada. Esta metodologia atualmente é denominada Método da Consciência Sígnica e trabalha os aspectos semióticos da cognição humana, através de técnicas que utilizam a linguagem gráfico-grafêmica a partir do código gráfico e léxico do português do Brasil. Dentre os aspectos que tem chamado atenção, destacam-se o quanto as terapias que utilizam a Linguagem Gráfico-grafêmica na forma manuscrita, cursiva exerce um papel fundamental nas relações de desenvolvimento e aprendizagem. E, o quanto as terapias que utilizam a leitura e a escrita tem contribuído no desenvolvimento, na transformação dos processamentos cognitivos dos pacientes, independente de apresentarem problemas de leitura e escrita. O signo é o mediador dos conteúdos, da significação, a matéria-prima do pensamento, da cognição, ao mesmo tempo, em que é o mediador das expressões ou dos diferentes tipos de linguagem, da comunicação. Compreender a cognição e a comunicação gráfica pressupõe interpretar sistemas específicos de signos que, em síntese, são os mediadores deste tipo particular de expressão. O signo gráfico é um tipo específico de signo em que a forma utilizada de interação, expressão e recepção é a Linguagem Gráfica. Desenhos, letras, números, gráficos, traçados, gravuras, notas musicais, esculturas, filmes, fotos, pinturas, entre tantas outras formas de sinais, são exemplos de signos que mediam tipos específicos de linguagem e comunicação gráfica. O signo gráfico-grafêmico é um tipo particular de signo gráfico mediado por traçados chamados grafemas, sendo eles as letras, os números, os sinais ma temáticos e de pontuação. O Método da Consciência Sígnica visa o desenvolvimento, compreensão, utilização, aprimoramento deste tipo específico de Linguagem na prática clínica e pedagógica, visando o aprimoramento da leitura e escrita, base de uma cidadania mais consciente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro de Semiótica do Projeto | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Consciência sígnica | pt_BR |
dc.subject | Sígno gráfico-grafêmico | pt_BR |
dc.subject | Linguagem gráfico-grafêmica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Método da consciência sígnica: uma abordagem semiótica para o tratamento da dislexia e outros transtornos da leitura e escrita | pt_BR |
dc.title.alternative | Sign consciousness method: a semiotic approach for the treatment of dyslexia and other reading and writing disorders | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Braida, Frederico | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Nojima, Vera Lúcia | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Coutinho, Taís de Souza Alves | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Campos, Fernanda de Façanha e | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Ferreira, Isabela de Mattos | pt_BR |
Appears in Collections: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
This item is licensed under a Creative Commons License