Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1685
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariliaxavierdelima.pdf1.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O realismo reflexivo em Michael Haneke: análise da experiência afetiva do espectador no filme Caché
Autor(es): Lima, Marília Xavier de
Orientador: Alvarenga, Nilson Assunção
Miembros Examinadores: Silveira Junior, Potiguara Mendes da
Miembros Examinadores: Guimarães, César Geraldo
Resumo: Essa pesquisa propõe um estudo acerca da experiência espectatorial envolvida no realismo cinematográfico contemporâneo. A partir dos conceitos de André Bazin acerca do cinema realista, pretendemos compreender um tipo específico de realismo, que chamamos de reflexivo, e que será analisado no filme Caché, 2005, de Michael Haneke. Veremos que, nesse longa, a forma como a imagem é trabalhada permite ao espectador sempre repensar o que está vendo, isso por causa da experiência afetiva envolvida no processo perceptivo. Nesse caminho, tal maneira de entender o realismo será analisada da perspectiva da imagem-tempo do filósofo Gilles Deleuze em seus estudos sobre cinema. Buscando, com isso, uma articulação entre a noção de afeto com a do pensamento na espectatorialidade do filme. Para tal, apontamos aspectos fundamentais das atuais teorias da afetividade na pesquisa do cinema, como a de Anne Rutherford, Brigitte Peucker e Vivian Sobchack. Dessa forma, o presente estudo busca compreender a experiência de afetividade, bem como a experiência reflexiva, no cinema realista contemporâneo.
Resumen : This research proposes a study of the spectatorial experience involved in contemporary cinematic realism. By the concepts of André Bazin on the realist cinema, we want to understand a particular kind of realism, which we call reflective, and that will be discussed in the film Caché, 2005, Michael Haneke. We will see that in this movie the image allows the viewer to rethink what you are seeing. That happens because of the emotional experience involved in the perceptual process. Thus, such way to understand the realism will be analyzed from the perspective of the time-image of the philosopher Gilles Deleuze in his studies on cinema. Searching with this, a link between the notion of affection with the thought in beholder of the movie. To this end, we point out key aspects of current theories of affectivity in the research of cinema, like Anne Rutherford, Brigitte Peucker and Vivian Sobchack. Therefore, this study seeks to understand the experience of affection, as well as reflective experience in contemporary realist cinema.
Palabras clave : Comunicação
Cinema
Realismo
Afeto
Estética
Communication
Cinema
Realism
Affect
Aesthetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1685
Fecha de publicación : 12-mar-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.