Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1685
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariliaxavierdelima.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira Junior, Potiguara Mendes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, César Geraldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782420J8pt_BR
dc.creatorLima, Marília Xavier de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243692E2pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T13:16:39Z-
dc.date.available2016-06-02-
dc.date.available2016-07-02T13:16:39Z-
dc.date.issued2012-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1685-
dc.description.abstractThis research proposes a study of the spectatorial experience involved in contemporary cinematic realism. By the concepts of André Bazin on the realist cinema, we want to understand a particular kind of realism, which we call reflective, and that will be discussed in the film Caché, 2005, Michael Haneke. We will see that in this movie the image allows the viewer to rethink what you are seeing. That happens because of the emotional experience involved in the perceptual process. Thus, such way to understand the realism will be analyzed from the perspective of the time-image of the philosopher Gilles Deleuze in his studies on cinema. Searching with this, a link between the notion of affection with the thought in beholder of the movie. To this end, we point out key aspects of current theories of affectivity in the research of cinema, like Anne Rutherford, Brigitte Peucker and Vivian Sobchack. Therefore, this study seeks to understand the experience of affection, as well as reflective experience in contemporary realist cinema.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa propõe um estudo acerca da experiência espectatorial envolvida no realismo cinematográfico contemporâneo. A partir dos conceitos de André Bazin acerca do cinema realista, pretendemos compreender um tipo específico de realismo, que chamamos de reflexivo, e que será analisado no filme Caché, 2005, de Michael Haneke. Veremos que, nesse longa, a forma como a imagem é trabalhada permite ao espectador sempre repensar o que está vendo, isso por causa da experiência afetiva envolvida no processo perceptivo. Nesse caminho, tal maneira de entender o realismo será analisada da perspectiva da imagem-tempo do filósofo Gilles Deleuze em seus estudos sobre cinema. Buscando, com isso, uma articulação entre a noção de afeto com a do pensamento na espectatorialidade do filme. Para tal, apontamos aspectos fundamentais das atuais teorias da afetividade na pesquisa do cinema, como a de Anne Rutherford, Brigitte Peucker e Vivian Sobchack. Dessa forma, o presente estudo busca compreender a experiência de afetividade, bem como a experiência reflexiva, no cinema realista contemporâneo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRealismpt_BR
dc.subjectAffectpt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO realismo reflexivo em Michael Haneke: análise da experiência afetiva do espectador no filme Cachépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.