Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16847
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianadetoledolopes.pdfPDF/A2.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Tecnologia e-motion: possibilidades de imersão na narrativa ficcional digital
Author: Lopes, Mariana de Toledo
First Advisor: Pernisa Júnior, Carlos
Co-Advisor: Teixeira, Stanley Cunha
Referee Member: Thome, Claudia de Albuquerque
Referee Member: Silva, Luana Viana e
Resumo: Diante da lacuna percebida no processo de expansão do livro, esta pesquisa objetiva sugerir possibilidades imersivas em narrativas digitais, utilizando como ferramenta a tecnologia e-Motion, que consiste no controle dos efeitos presentes na narrativa a partir do escaneamento do movimento dos olhos e sua utilização para cliques em tela sem a necessidade do toque. Diferente de outros meios de comunicação, que passaram pelo processo de digitalização e posterior expansão de suas atividades, o livro, apesar de ter sido digitalizado e reconhecido como e-book, não faz uso significativo dos avanços tecnológicos para aumentar sua abrangência e seu alcance junto ao público que, cada vez mais, migra para uma vida híbrida entre físico e digital. Utilizando como metodologia a revisão bibliográfica e documental de estudos desenvolvidos na área da comunicação e em áreas correlatas, a dissertação versa sobre o conceito de imersão, principalmente sob a visão de Janet Murray, Gordon Calleja e Marie-Laure Ryan e propõe reflexões acerca do ambiente híbrido entre físico e digital, a que chamamos phygital. Levando em consideração a parte prática do trabalho, por meio da metodologia de pesquisa e desenvolvimento, são apresentados dois vídeos editados durante a pesquisa que simulam a experiência de leitura e a atuação da tecnologia e-Motion em uma narrativa digital. Apresentam-se, também, os primeiros resultados da experimentação, sob o viés analítico, com a proposta de posterior aperfeiçoamento.
Abstract: Given the perceived gap in the process of expanding the book, this research aims to suggest immersive possibilities in digital narratives, using the e-Motion technology as a tool. This technology involves controlling narrative effects by scanning eye movement and using it for screen clicks without the need for touch. Unlike other forms of media that have undergone digitalization and subsequent expansion of their activities, the book, despite being digitized and recognized as an e-book, does not significantly leverage technological advances to increase its reach and impact among audiences who are increasingly transitioning to a hybrid life between physical and digital realms. Employing a methodology of bibliographic and documentary review of studies conducted in the field of communication and related areas, the dissertation discusses the concept of immersion, primarily through the perspectives of Janet Murray, Gordon Calleja, and Marie-Laure Ryan, and proposes reflections on the hybrid environment between physical and digital, termed "phygital." Taking into consideration the practical aspect of the work, through research and development methodology, two videos edited during the research that simulate the reading experience and the implementation of e-Motion technology in a digital narrative are presented. Additionally, the initial results of the experimentation are analyzed with the proposal for further refinement.
Keywords: Comunicação
Narrativa ficcional digital
Literatura
Imersão
Ambientes digitais
Communication
Digital fictional narrative
Literature
Immersion
Digital environments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16847
Issue Date: 16-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons