Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16847
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianadetoledolopes.pdfPDF/A2.06 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pernisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402056676199307pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Stanley Cunha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7827773489873868pt_BR
dc.contributor.referee1Thome, Claudia de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898146290293972pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Luana Viana e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorLopes, Mariana de Toledo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5069541772437246pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T14:31:45Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2024-07-17T14:31:45Z-
dc.date.issued2024-03-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16847-
dc.description.abstractGiven the perceived gap in the process of expanding the book, this research aims to suggest immersive possibilities in digital narratives, using the e-Motion technology as a tool. This technology involves controlling narrative effects by scanning eye movement and using it for screen clicks without the need for touch. Unlike other forms of media that have undergone digitalization and subsequent expansion of their activities, the book, despite being digitized and recognized as an e-book, does not significantly leverage technological advances to increase its reach and impact among audiences who are increasingly transitioning to a hybrid life between physical and digital realms. Employing a methodology of bibliographic and documentary review of studies conducted in the field of communication and related areas, the dissertation discusses the concept of immersion, primarily through the perspectives of Janet Murray, Gordon Calleja, and Marie-Laure Ryan, and proposes reflections on the hybrid environment between physical and digital, termed "phygital." Taking into consideration the practical aspect of the work, through research and development methodology, two videos edited during the research that simulate the reading experience and the implementation of e-Motion technology in a digital narrative are presented. Additionally, the initial results of the experimentation are analyzed with the proposal for further refinement.pt_BR
dc.description.resumoDiante da lacuna percebida no processo de expansão do livro, esta pesquisa objetiva sugerir possibilidades imersivas em narrativas digitais, utilizando como ferramenta a tecnologia e-Motion, que consiste no controle dos efeitos presentes na narrativa a partir do escaneamento do movimento dos olhos e sua utilização para cliques em tela sem a necessidade do toque. Diferente de outros meios de comunicação, que passaram pelo processo de digitalização e posterior expansão de suas atividades, o livro, apesar de ter sido digitalizado e reconhecido como e-book, não faz uso significativo dos avanços tecnológicos para aumentar sua abrangência e seu alcance junto ao público que, cada vez mais, migra para uma vida híbrida entre físico e digital. Utilizando como metodologia a revisão bibliográfica e documental de estudos desenvolvidos na área da comunicação e em áreas correlatas, a dissertação versa sobre o conceito de imersão, principalmente sob a visão de Janet Murray, Gordon Calleja e Marie-Laure Ryan e propõe reflexões acerca do ambiente híbrido entre físico e digital, a que chamamos phygital. Levando em consideração a parte prática do trabalho, por meio da metodologia de pesquisa e desenvolvimento, são apresentados dois vídeos editados durante a pesquisa que simulam a experiência de leitura e a atuação da tecnologia e-Motion em uma narrativa digital. Apresentam-se, também, os primeiros resultados da experimentação, sob o viés analítico, com a proposta de posterior aperfeiçoamento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectNarrativa ficcional digitalpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectImersãopt_BR
dc.subjectAmbientes digitaispt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectDigital fictional narrativept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectImmersionpt_BR
dc.subjectDigital environmentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleTecnologia e-motion: possibilidades de imersão na narrativa ficcional digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons