https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16814
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
anandaelisabethfernandes.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open | |
anandaelisabethfernandes-produtoeducacional.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Por uma ressignificação do trabalho com o vocativo: ensino sob a perspectiva da prática de análise linguística/semiótica |
Author: | Fernandes, Ananda Elisabeth |
First Advisor: | Sigiliano, Natália Sathler |
Referee Member: | Coneglian, André Vinicius Lopes |
Referee Member: | Sampaio, Thais Fernandes |
Resumo: | Esta pesquisa-ação (Thiollent,1986), realizada no âmbito do mestrado profissional em Letras, tem como intuito desenvolver e aplicar ação didática pautada no ensino do vocativo em gêneros discursivos nos quais a abordagem desse tópico se revela prototípico, elegendo, principalmente, o podcast de entrevista para tal. Para isso, realiza levantamento de materiais didáticos, gramáticas e textos científicos para respaldar uma abordagem didática da gramática renovada quanto ao trabalho com o vocativo no ensino básico. Além disso, este trabalho se propõe a analisar o desenvolvimento da ação didática, para observar o progresso dos alunos quanto ao aprendizado sob a perspectiva de abordagem proposta. Espera-se que a abordagem do vocativo no podcast de entrevista, gênero em que esse elemento pode se manifestar de formas diversificadas, seria profícuo para o aprendizado da categoria. Para analisar a ação quanto aos progressos dos alunos, foram usados princípios da sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly; 2004), voltados para a análise linguística, e adaptados à realidade escolar. Para respaldar a criação de atividades da ação didática, foram revisadas as definições de vocativo nas gramáticas tradicionais e em textos de linguistas contemporâneos (Nascimento, 2000; Guimarães, 2002; Santos, 2004; Moreira, 2013; Santos, 2020), bem como a análise das produções iniciais desenvolvidas em sala de aula, propiciando a seleção dos gêneros textuais prototípicos para o desenvolvimento do tópico e sala de aula. O método de abordagem de ensino respaldou-se em documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), e em propostas metodológicas para a abordagem da gramática na escola (Geraldi, 1984; Mendonça, 2006; Sigiliano, 2021). Além disso, tomaram-se como base outros estudos linguísticos e semióticos (Antunes, 2005; Koch; Elias, 2008; Santaella, 1983) para a análise do vocativo e do papel referenciador dele na língua e em outras semioses. A análise dos dados advinda da pesquisa-ação mostra ganhos dos estudantes quanto ao reconhecimento e uso do vocativo no gênero podcast de entrevista e elucida caminhos de trabalho renovado de um tópico gramatical pouco abordado sob uma perspectiva indutiva e pautada no uso. |
Abstract: | This research-action (Thiollent, 1986), conducted within the scope of the professional masters program in Linguistic, aims to develop and implement didactic action based on the teaching of the vocative in discursive genres when the approach to this topic is prototypical, primarily choosing the interview podcast for such purposes. To achieve this, a search of didactic materials, grammars, and scientific texts is conducted to support a renewed grammatical approach to vocative work in basic education. Furthermore, this work aims to analyze the development of didactic action to observe the progress of students in learning from the proposed approach perspective. It is expected that the approach to the vocative in the interview podcast, a genre in which this element can manifest in diverse ways, would be fruitful for learning the category. To analyze the action regarding student progress, principles of didactic sequence (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) were employed. In order to support the creation of didactic action activities, definitions of the vocative in traditional grammars and texts by contemporary linguists were reviewed (Nascimento, 2000; Guimarães, 2002; Santos, 2004; Moreira, 2013; Santos, 2020). The teaching approach method was based on guiding documents such as the Base Nacional Comum Curricular (2018) and Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as well as methodological proposals for grammar teaching in schools (Geraldi, 1984; Mendonça, 2006; Sigiliano, 2021). Additionally, other linguistic and semiotic studies (Antunes, 2005; Koch; Elias, 2008; Santaella, 1983) were used as a basis for the analysis of the vocative and its referencing role in language and other semiotic systems. The analysis of data from the action research shows the students gains in recognizing and using the vocative in the interview podcast genre and elucidates paths for renewed work on a grammatical topic that is rarely approached from an inductive perspective and based on usage. |
Keywords: | Vocativo Análise linguística Gramática Ensino Multimodalidade Vocative Linguistic analysis Grammar Teaching Multimodality |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16814 |
Issue Date: | 8-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License