Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16811
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafaelaaparecidamedeirosdealmeida.pdf3.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
rafaelaaparecidamedeirosdealmeida-produtoeducacional.pdf2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Projeto didático de letramentos: potencialidades do gênero meme para a formação de sujeitos críticos
Author: Almeida, Rafaela Aparecida Medeiros de
First Advisor: Vieira, Daniela da Silva
Referee Member: Ferreira, Helena Maria
Referee Member: Sigiliano, Natália Sathler
Resumo: Nesta pesquisa, utilizando a metodologia pesquisa-ação, investiguei a eficácia de um projeto didático de letramento com foco na leitura e produção de memes para promover a participação ativa dos alunos e desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação textual e produção escrita criativa. Após aplicar um questionário diagnóstico, com vistas a investigar a relação dos estudantes com os textos multimodais em mídias digitais, em uma turma de nono ano, implementamos o projeto centrado em textos multimodais virtuais, especialmente memes, para sensibilizar os discentes sobre os impactos dos discursos publicitários na autoestima e distorção da autoimagem, principalmente entre o público jovem. Ao final da proposta interventiva, os estudantes produziram memes atrelados à temática “Ética, consumo consciente e autoestima”. A pesquisa fundamentou-se na Pedagogia dos Multiletramentos (Grupo de Nova Londres, 1996; Cazden et al., 2021), validada por Kalantiz, Cope e Pinheiro (2020), e em teóricos como Ribeiro (2016), Rojo e Barbosa (2015), e Rojo e Moura (2012), abordando multiletramentos ligados às tecnologias digitais. Bakhtin (1998, 2004) contribuiu com a concepção de gêneros do discurso, enquanto as teorias de Marcuschi (2008), Solé (1998) e Koch e Elias (2002, 2010, 2011) foram relevantes nos estudos voltados à textualização e às estratégias de leitura e escrita. A estrutura do projeto foi inspirada na Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). No entanto, foi adaptada de acordo com a realidade do contexto de aplicação conforme respaldam CostaHubes e Simioni (2014), e Magalhães e Cristóvão (2018). A abordagem dos memes contou com respaldo em Araújo et al. (2020); Chagas (2021); Domingues e Pesce (2023); Furtado (2018); Lima Neto (2014); Oliveira, Bezerra e Lêdo (2020). Os critérios de análise foram estabelecidos com base em Guerra e Botta (2018), e Ribeiro (2021). Os resultados da coleta de dados textuais revelaram que os alunos mobilizaram efetivamente diferentes modos para expressarem-se sobre a temática, evidenciando uma postura ativa. As produções demonstraram o envolvimento significativo dos estudantes no tema atual e relevante. Dito isso, o projeto didático de letramento, centrado na didatização do gênero meme para discutir os impactos dos discursos persuasivos do marketing na autoestima, revelou-se positivo no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita multimodal virtual por parte dos alunos.
Abstract: In this research, using the action research methodology, I investigated the effectiveness of a didactic literacy project focusing on reading and meme production to promote active participation of students and develop critical reading skills, textual interpretation and creative writing production. After applying a diagnostic questionnaire to a ninthgrade class, we implemented the project centered on virtual multimodal texts, especially memes, to raise awareness about the impacts of advertising discourses on selfesteem and distortion of self-image, especially among young audiences. At the end of the intervention proposal, the students produced memes linked to the theme 'Ethics, conscious consumption, and self-esteem'.The research was based on the Pedagogy of Multiliteracies (Grupo de Nova Londres, 1996; Cazden et al., 2021), validated by Kalantiz, Cope and Pinheiro (2020), and theorists such as Ribeiro (2016), Rojo and Barbosa (2015 ), and Rojo and Moura (2012), addressing multiliteracies linked to digital technologies. Bakhtin (1998, 2004) contributed to the conception of speech genres, while the theories of Marcuschi (2008), Solé (1998) and Koch and Elias (2002, 2010, 2011) were relevant in studies focused on textualization and reading and writing strategies. The project structure was inspired by the Didactic Sequence by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). However, it was adapted according to the reality of the application context as supported by Costa-Hubes and Simioni (2014), and Magalhães and Cristóvão (2018). The meme approach was supported by Araújo et al. (2020); Chagas (2021); Domingues and Pesce (2023); Furtado (2018); Lima Neto (2014); Oliveira, Bezerra and Lêdo (2020). The analysis criteria were established based on Guerra and Botta (2018), and Ribeiro (2021). The results of data collection revealed that students effectively mobilized different ways to express themselves on the topic, demonstrating an active stance. The productions demonstrated the significant involvement of students in the current and relevant topic. That said, the didactic literacy project, centered on teaching the meme genre to discuss the impacts of persuasive marketing speeches on self-esteem, proved to be positive in the development of students' virtual multimodal reading and writing skills.
Keywords: Letramentos
Multimodalidade
Leitura
Escrita
Gêneros digitais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16811
Issue Date: 8-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons