https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16779
File | Description | Size | Format | |
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julianacamposschmitt.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Leitura, funções executivas e TDAH |
Author: | Schmitt, Juliana Campos |
First Advisor: | Justi, Francis Ricardo dos Reis |
Referee Member: | Ferreira, Fernanda de Oliveira |
Referee Member: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Referee Member: | Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da |
Resumo: | Foi investigada a influência de variáveis cognitivas da leitura, dos sintomas de desatenção, das funções executivas e do engajamento na decodificação e na compreensão de leitura de 124 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, de 9 a 12 anos. Foram aplicadas tarefas de consciência fonológica e consciência morfológica, nomeação seriada rápida, fluência de leitura, compreensão de leitura (texto e sentenças), funções executivas (memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório), QI e engajamento escolar. Além disso, pais e professores preencheram a escala SNAP. Os resultados de análises de regressão linear múltiplas indicaram que a consciência fonológica, a nomeação seriada rápida e a consciência morfológica foram as variáveis mais importantes para explicar a decodificação (fluência de leitura). Medidas de funções executivas como a memória de trabalho, a flexibilidade cognitiva e os sintomas de desatenção (medidos pela escala SNAP) foram mais importantes para a compreensão de sentenças e de texto. Esses resultados chamam a atenção para o aspecto multifacetado da leitura e das variáveis envolvidas nessa importante habilidade. |
Abstract: | The influence of cognitive predictors of reading, symptoms of inattention, executive functioning, and school engagement on decoding and reading comprehension of 124 children in the 5th year of Elementary School, aged 9 to 12, was investigated. Measures of phonological awareness, morphological awareness, rapid automatized naming, reading fluency, reading comprehension (text and sentences), executive functions (working memory, cognitive flexibility, and inhibitory control), IQ, and school engagement were applied. Additionally, parents and teachers completed the SNAP scale. The results of multiple linear regression analyses indicated that phonological awareness, rapid automatized naming, and morphological awareness were the most important variables to explain decoding (reading fluency). Measures of executive functioning, such as working memory, cognitive flexibility, and symptoms of inattention (measured by the SNAP scale), were more important for understanding sentences and texts. These results draw attention to the multifaceted aspect of reading and the variables involved in this crucial skill. |
Keywords: | Consciência fonológica Nomeação seriada rápida Consciência morfológica TDAH Funções executivas Leitura Phonological awareness Rapid automatized naming Morphological awareness ADHD Executive functions Reading |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00137 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16779 |
Issue Date: | 18-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Doutorado em Psicologia (Teses) |
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