Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16779
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianacamposschmitt.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Justi, Francis Ricardo dos Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8316670280774812pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Fernanda de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458875511918628pt_BR
dc.contributor.referee3Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSchmitt, Juliana Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9974567810895404pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T15:54:39Z-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-07-12T15:54:39Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16779-
dc.description.abstractThe influence of cognitive predictors of reading, symptoms of inattention, executive functioning, and school engagement on decoding and reading comprehension of 124 children in the 5th year of Elementary School, aged 9 to 12, was investigated. Measures of phonological awareness, morphological awareness, rapid automatized naming, reading fluency, reading comprehension (text and sentences), executive functions (working memory, cognitive flexibility, and inhibitory control), IQ, and school engagement were applied. Additionally, parents and teachers completed the SNAP scale. The results of multiple linear regression analyses indicated that phonological awareness, rapid automatized naming, and morphological awareness were the most important variables to explain decoding (reading fluency). Measures of executive functioning, such as working memory, cognitive flexibility, and symptoms of inattention (measured by the SNAP scale), were more important for understanding sentences and texts. These results draw attention to the multifaceted aspect of reading and the variables involved in this crucial skill.pt_BR
dc.description.resumoFoi investigada a influência de variáveis cognitivas da leitura, dos sintomas de desatenção, das funções executivas e do engajamento na decodificação e na compreensão de leitura de 124 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, de 9 a 12 anos. Foram aplicadas tarefas de consciência fonológica e consciência morfológica, nomeação seriada rápida, fluência de leitura, compreensão de leitura (texto e sentenças), funções executivas (memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório), QI e engajamento escolar. Além disso, pais e professores preencheram a escala SNAP. Os resultados de análises de regressão linear múltiplas indicaram que a consciência fonológica, a nomeação seriada rápida e a consciência morfológica foram as variáveis mais importantes para explicar a decodificação (fluência de leitura). Medidas de funções executivas como a memória de trabalho, a flexibilidade cognitiva e os sintomas de desatenção (medidos pela escala SNAP) foram mais importantes para a compreensão de sentenças e de texto. Esses resultados chamam a atenção para o aspecto multifacetado da leitura e das variáveis envolvidas nessa importante habilidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectNomeação seriada rápidapt_BR
dc.subjectConsciência morfológicapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectRapid automatized namingpt_BR
dc.subjectMorphological awarenesspt_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.subjectExecutive functionspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleLeitura, funções executivas e TDAHpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons