Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16773
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlosrafaeldejesus.pdf704.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Raças na espécie humana? Desconstruções em biologia no ensino médio
Author: Jesus, Carlos Rafael de
First Advisor: Santos, Marcelo de Oliveira
Referee Member: Oliveira, Julvan Moreira de
Referee Member: Tavares, Leticia Stephan
Resumo: Esta dissertação relata a experiência de aplicação de uma sequência didática interdisciplinar sobre evolução humana e relações étnico-raciais no ensino de Biologia para turmas do terceiro ano em tempo integral da Escola Estadual Sebastião Cerqueira. O objetivo geral foi promover a educação antirracista e desconstruir o conceito de raça biológica. Os objetivos específicos incluíram análise da interdisciplinaridade entre Biologia e Ciências Humanas, avaliação do impacto na conscientização dos alunos e investigação da eficácia das metodologias ativas. A metodologia envolveu análise das aulas ministradas. Os resultados demonstraram feedback positivo dos alunos, boa receptividade às estratégias aplicadas e resultados favoráveis nas avaliações. Conclui-se que abordagens inovadoras, interdisciplinares e participativas são essenciais para promover uma educação mais inclusiva e reflexiva, combatendo preconceitos e estereótipos e fomentando a igualdade étnico-racial no ensino de Biologia no Brasil.
Abstract: This dissertation reports the experience of applying an interdisciplinary didactic sequence on human evolution and ethnic-racial relations in the teaching of Biology to full-time third-year classes at the Sebastião Cerqueira State School. The overall goal was to promote anti-racist education and deconstruct the concept of biological race. The specific objectives included analysis of the interdisciplinarity between Biology and Human Sciences, evaluation of the impact on students' awareness and investigation of the effectiveness of active methodologies. The methodology involved analysis of the classes taught. The results showed positive feedback from the students, good receptivity to the strategies applied and favorable results in the evaluations. It is concluded that innovative, interdisciplinary and participatory approaches are essential to promote a more inclusive and reflective education, combating prejudices and stereotypes and fostering ethnic-racial equality in the teaching of Biology in Brazil.
Keywords: Ensino de biologia
Educação antirracista
Interdisciplinaridade
Diversidade étnico-racial
Metodologias ativas
Impacto educacional
Biology teaching
Anti-racist education
Interdisciplinarity
Ethnic-racial diversity
Active methodologies
Educational impact
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16773
Issue Date: 22-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons