Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16773
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlosrafaeldejesus.pdf704.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2431258136255638pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Leticia Stephan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2860477913402463pt_BR
dc.creatorJesus, Carlos Rafael de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924621629231690pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T15:37:25Z-
dc.date.available2024-07-11-
dc.date.available2024-07-12T15:37:25Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16773-
dc.description.abstractThis dissertation reports the experience of applying an interdisciplinary didactic sequence on human evolution and ethnic-racial relations in the teaching of Biology to full-time third-year classes at the Sebastião Cerqueira State School. The overall goal was to promote anti-racist education and deconstruct the concept of biological race. The specific objectives included analysis of the interdisciplinarity between Biology and Human Sciences, evaluation of the impact on students' awareness and investigation of the effectiveness of active methodologies. The methodology involved analysis of the classes taught. The results showed positive feedback from the students, good receptivity to the strategies applied and favorable results in the evaluations. It is concluded that innovative, interdisciplinary and participatory approaches are essential to promote a more inclusive and reflective education, combating prejudices and stereotypes and fostering ethnic-racial equality in the teaching of Biology in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação relata a experiência de aplicação de uma sequência didática interdisciplinar sobre evolução humana e relações étnico-raciais no ensino de Biologia para turmas do terceiro ano em tempo integral da Escola Estadual Sebastião Cerqueira. O objetivo geral foi promover a educação antirracista e desconstruir o conceito de raça biológica. Os objetivos específicos incluíram análise da interdisciplinaridade entre Biologia e Ciências Humanas, avaliação do impacto na conscientização dos alunos e investigação da eficácia das metodologias ativas. A metodologia envolveu análise das aulas ministradas. Os resultados demonstraram feedback positivo dos alunos, boa receptividade às estratégias aplicadas e resultados favoráveis nas avaliações. Conclui-se que abordagens inovadoras, interdisciplinares e participativas são essenciais para promover uma educação mais inclusiva e reflexiva, combatendo preconceitos e estereótipos e fomentando a igualdade étnico-racial no ensino de Biologia no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectImpacto educacionalpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectEthnic-racial diversitypt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectEducational impactpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleRaças na espécie humana? Desconstruções em biologia no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons