https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16761
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rachelgarciafinamore.pdf | 3.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação em larga escala da alfabetização: um estudo sobre elementos demarcadores dos níveis de complexidade das habilidades de consciência fonológica |
Autor(es): | Finamore, Rachel Garcia |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Rosângela Veiga Júlio |
Membro da banca: | Silva, Hilda Aparecida Linhares da |
Membro da banca: | Sant'Anna, Priscila Fernandes |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF), apresenta um estudo pautado na possibilidade de (re)definir processos de um trabalho técnico realizado pelo CAEd: elaboração e revisão de itens que compõem os testes de avaliação. Nesse sentido, o texto pautase em um estudo sobre elementos demarcadores da complexidade de itens de alfabetização que avaliam a consciência fonológica. Trata-se de um importante marco do processo de formação inicial dos leitores, que é constituído por um conjunto de habilidades que possibilitam às crianças pensar sobre as palavras a partir dos diferentes segmentos sonoros que as formam simultaneamente ao desenho gráfico das letras. A pesquisa investiga itens que avaliam descritores específicos da primeira parte da matriz de referência de Língua Portuguesa, contendo dados estatísticos gerados em uma escala, em que a proficiência das crianças é calculada pelo modelo matemático gerado em três parâmetros - definidos pela discriminação de um item (Parâmetro A), pela dificuldade do item (Parâmetro B) e a probabilidade do acerto ao acaso (Parâmetro C) -Teoria da Resposta ao Item. Buscamos compreender o comportamento estatístico e os aspectos pedagógicos e teóricos de um conjunto de itens que avaliam determinadas habilidades da matriz de referência do CAEd voltadas à avaliação da apropriação do sistema de escrita, identificando tipos de operações cognitivas manifestadas em tarefas de leitura de palavras e de unidades menores que a formam. Para tanto, situamos a produção de itens para a avaliação educacional no contexto dos processos de trabalho do CAEd), refletindo sobre a avaliação em larga escala da alfabetização e analisando o conjunto de itens de alfabetização válidos estatisticamente. As discussões teóricas do campo da Linguística apoiam a descrição da natureza linguística dos descritores analisados; as da Estatística auxiliam na definição de critérios metodológicos de recorte dos itens válidos; e as sobre avaliação em larga escala da alfabetização contextualizam a consciência fonêmica e a fonológica como importantes marcos de desenvolvimento da formação leitora. O Plano de Ação visa ao desenvolvimento profissional, apresentando-se uma proposta de estudo dos resultados da pesquisa que reverberem nos processos de trabalho do banco de itens. |
Abstract: | The present dissertation is developed within the scope of the Professional Postgraduate Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This is a study based on the possibility of (re)defining processes of a technical work carried out by the CAEd: elaboration and review of items that make up the evaluation tests. In this sense, the text is based on a study of elements that demarcate the complexity of literacy items that assess phonological awareness. This is an important milestone in the process of initial formation of readers, which consists of a set of skills that allow children to think about words from the different sound segments that form them simultaneously with the graphic design of the letters. The research investigates items that assess specific descriptors of the first part of the Portuguese language reference matrix, containing statistical data generated on a scale, in which children's proficiency is calculated by the mathematical model generated in three parameters -Item Response Theory. We seek to understand the statistical behavior and the pedagogical and theoretical aspects of a set of skills of the CAEd reference matrix aimed at evaluating the appropriation of the writing system, identifying types of cognitive operations manifested in tasks of reading words and units smaller than the form. To this end, we place the production of items for educational assessment in the context of CAEd's work processes), reflecting on the large-scale assessment of literacy and analyzing the set of statistically valid literacy items. Theoretical discussions in the field of Linguistics support the description of the linguistic nature of the descriptors analyzed; statistics help to define methodological criteria for the selection of valid items; and the large-scale assessment of literacy contextualize phonemic and phonological awareness as important milestones in the development of reading training. The Action Plan is based on professional development with a proposal to study the research results that reverberate in the work processes of the item bank. |
Palavras-chave: | Avaliação em larga escala Alfabetização Consciência fonológica Desenvolvimento profissional Large-scale evaluation Literacy Phonological awareness Professional development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16761 |
Data do documento: | 12-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons