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dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosângela Veiga Júlio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257401159857160pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Hilda Aparecida Linhares da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee2Sant'Anna, Priscila Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068901166788388pt_BR
dc.creatorFinamore, Rachel Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5148823681623009pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T12:35:33Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-12T12:35:33Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16761-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed within the scope of the Professional Postgraduate Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This is a study based on the possibility of (re)defining processes of a technical work carried out by the CAEd: elaboration and review of items that make up the evaluation tests. In this sense, the text is based on a study of elements that demarcate the complexity of literacy items that assess phonological awareness. This is an important milestone in the process of initial formation of readers, which consists of a set of skills that allow children to think about words from the different sound segments that form them simultaneously with the graphic design of the letters. The research investigates items that assess specific descriptors of the first part of the Portuguese language reference matrix, containing statistical data generated on a scale, in which children's proficiency is calculated by the mathematical model generated in three parameters -Item Response Theory. We seek to understand the statistical behavior and the pedagogical and theoretical aspects of a set of skills of the CAEd reference matrix aimed at evaluating the appropriation of the writing system, identifying types of cognitive operations manifested in tasks of reading words and units smaller than the form. To this end, we place the production of items for educational assessment in the context of CAEd's work processes), reflecting on the large-scale assessment of literacy and analyzing the set of statistically valid literacy items. Theoretical discussions in the field of Linguistics support the description of the linguistic nature of the descriptors analyzed; statistics help to define methodological criteria for the selection of valid items; and the large-scale assessment of literacy contextualize phonemic and phonological awareness as important milestones in the development of reading training. The Action Plan is based on professional development with a proposal to study the research results that reverberate in the work processes of the item bank.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF), apresenta um estudo pautado na possibilidade de (re)definir processos de um trabalho técnico realizado pelo CAEd: elaboração e revisão de itens que compõem os testes de avaliação. Nesse sentido, o texto pautase em um estudo sobre elementos demarcadores da complexidade de itens de alfabetização que avaliam a consciência fonológica. Trata-se de um importante marco do processo de formação inicial dos leitores, que é constituído por um conjunto de habilidades que possibilitam às crianças pensar sobre as palavras a partir dos diferentes segmentos sonoros que as formam simultaneamente ao desenho gráfico das letras. A pesquisa investiga itens que avaliam descritores específicos da primeira parte da matriz de referência de Língua Portuguesa, contendo dados estatísticos gerados em uma escala, em que a proficiência das crianças é calculada pelo modelo matemático gerado em três parâmetros - definidos pela discriminação de um item (Parâmetro A), pela dificuldade do item (Parâmetro B) e a probabilidade do acerto ao acaso (Parâmetro C) -Teoria da Resposta ao Item. Buscamos compreender o comportamento estatístico e os aspectos pedagógicos e teóricos de um conjunto de itens que avaliam determinadas habilidades da matriz de referência do CAEd voltadas à avaliação da apropriação do sistema de escrita, identificando tipos de operações cognitivas manifestadas em tarefas de leitura de palavras e de unidades menores que a formam. Para tanto, situamos a produção de itens para a avaliação educacional no contexto dos processos de trabalho do CAEd), refletindo sobre a avaliação em larga escala da alfabetização e analisando o conjunto de itens de alfabetização válidos estatisticamente. As discussões teóricas do campo da Linguística apoiam a descrição da natureza linguística dos descritores analisados; as da Estatística auxiliam na definição de critérios metodológicos de recorte dos itens válidos; e as sobre avaliação em larga escala da alfabetização contextualizam a consciência fonêmica e a fonológica como importantes marcos de desenvolvimento da formação leitora. O Plano de Ação visa ao desenvolvimento profissional, apresentando-se uma proposta de estudo dos resultados da pesquisa que reverberem nos processos de trabalho do banco de itens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectLarge-scale evaluationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação em larga escala da alfabetização: um estudo sobre elementos demarcadores dos níveis de complexidade das habilidades de consciência fonológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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