https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16727
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
juliannegomesdossantos.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | DNA: uma abordagem teórico/ prática como facilitador da aprendizagemde genética para o ensino médio |
Autor(es): | Santos, Julianne Gomes dos |
Primeiro Orientador: | Antunes, Michelle Bueno Pereira |
Membro da banca: | Gross, Jenifer Carvalho |
Membro da banca: | Assis, Fernanda Souza de Oliveira |
Resumo: | A genética é uma área da biologia de grande relevância para a sociedade e a que mais temsedesenvolvido nos últimos anos. A história da genética, o DNA e suas aplicações fundamentama base para o ensino de biologia no ensino médio. Muitas vezes essa fundamentaçãoédesafiadora para os educadores que se deparam com a dificuldade dos alunos emcompreendero tema. Isso se deve à complexidade do assunto somado à forma comque o conteúdoénamaioria das vezes abordado nos livros, na sua configuração tradicional, conteudistaedescontextualizada que tão pouco favorece o aprendizado. Diante disso, o presenteestudoteve como objetivo elaborar e analisar uma sequência didática baseada emensinoporinvestigação para o ensino de Genética - estrutura do DNA, realizada comalunos do1º anodoEnsino Médio da Escola Estadual São Sebastião na cidade de Gonzaga – MG. Antes eapósodesenvolvimento das atividades da sequência didática, os discentes participantes da pesquisaelaboraram mapas conceituais cujo foco foi a compreensão da estrutura do DNA. Apartirdaanálise quantitativa dos mapas observou-se que os mapas finais apresentaramparâmetrosdemelhoras significativas (p≤0,05) em relação aos mapas iniciais. Após a realizaçãodasondagem do conhecimento prévio dos alunos através do mapa conceitual inicial, foiapresentado pela professora o tema – estrutura do DNA. Com isso, os conhecimentos sobreaestrutura do DNA foram aprofundados e os questionamentos sobre o assunto sanados. Paraconsolidar o conhecimento foram realizadas atividades baseadas na abordagemdoEnsinoporInvestigação. Ao final da sequência didática, os alunos realizaram avaliação qualitativadoaprendizado adquirido após a aplicação da sequência didática. A partir dos resultados obtidosconclui-se que a sequência didática proposta neste estudo pode ser utilizada comeficiêncianoprocesso educacional, na área de genética – estrutura do DNA. |
Abstract: | Genetics is an area of biology of great relevance to society and the one that has developedthemost in recent years. The history of genetics, DNA and its applications formthe basisforteaching biology in high school. This foundation is often challenging for educators whoarefaced with students having difficulty understanding the topic. This is due to the complexityofthe subject added to the way in which the content is most often covered in books, initstraditional, content-based and decontextualized configuration that does not favor learning. Inview of this, the present study aimed to develop and analyze a didactic sequence withactivemethodologies for teaching Genetics - DNA structure, carried out with 1st year highschoolstudents at Escola Estadual São Sebastião in the city of Gonzaga – MG. Before andafterdeveloping the didactic sequence activities, the students participating in the researchcreatedconceptual maps whose focus was on understanding the structure of DNA. Fromthequantitative analysis of the maps, it was observed that the final maps showedsignificantimprovements (p≤0.05) than the initial maps. After surveying the students' prior knowledgethrough the initial conceptual map, the teacher presented the topic – DNAstructure. Withthis,knowledge about the structure of DNA was deepened and questions on the subject wereresolved. To consolidate knowledge, activities were carried out based on the Research-BasedTeaching approach.. At the end of the didactic sequence, students carried out a qualitativeassessment of the learning acquired after applying the didactic sequence. Fromtheresultsobtained, it is concluded that the didactic sequence proposed in this study canbeusedefficiently in the educational process, in the area of genetics – DNA structure. |
Palavras-chave: | Sequência didática Ensino de biologia Genética DNA Ensino por investigação Didactic sequence Teaching biology Genetics Teaching by research |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16727 |
Data do documento: | 22-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons