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dc.contributor.advisor1Antunes, Michelle Bueno Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3378998327997426pt_BR
dc.contributor.referee1Gross, Jenifer Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Fernanda Souza de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413480335430633pt_BR
dc.creatorSantos, Julianne Gomes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2066029160175861pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T13:13:35Z-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2024-07-11T13:13:35Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16727-
dc.description.abstractGenetics is an area of biology of great relevance to society and the one that has developedthemost in recent years. The history of genetics, DNA and its applications formthe basisforteaching biology in high school. This foundation is often challenging for educators whoarefaced with students having difficulty understanding the topic. This is due to the complexityofthe subject added to the way in which the content is most often covered in books, initstraditional, content-based and decontextualized configuration that does not favor learning. Inview of this, the present study aimed to develop and analyze a didactic sequence withactivemethodologies for teaching Genetics - DNA structure, carried out with 1st year highschoolstudents at Escola Estadual São Sebastião in the city of Gonzaga – MG. Before andafterdeveloping the didactic sequence activities, the students participating in the researchcreatedconceptual maps whose focus was on understanding the structure of DNA. Fromthequantitative analysis of the maps, it was observed that the final maps showedsignificantimprovements (p≤0.05) than the initial maps. After surveying the students' prior knowledgethrough the initial conceptual map, the teacher presented the topic – DNAstructure. Withthis,knowledge about the structure of DNA was deepened and questions on the subject wereresolved. To consolidate knowledge, activities were carried out based on the Research-BasedTeaching approach.. At the end of the didactic sequence, students carried out a qualitativeassessment of the learning acquired after applying the didactic sequence. Fromtheresultsobtained, it is concluded that the didactic sequence proposed in this study canbeusedefficiently in the educational process, in the area of genetics – DNA structure.pt_BR
dc.description.resumoA genética é uma área da biologia de grande relevância para a sociedade e a que mais temsedesenvolvido nos últimos anos. A história da genética, o DNA e suas aplicações fundamentama base para o ensino de biologia no ensino médio. Muitas vezes essa fundamentaçãoédesafiadora para os educadores que se deparam com a dificuldade dos alunos emcompreendero tema. Isso se deve à complexidade do assunto somado à forma comque o conteúdoénamaioria das vezes abordado nos livros, na sua configuração tradicional, conteudistaedescontextualizada que tão pouco favorece o aprendizado. Diante disso, o presenteestudoteve como objetivo elaborar e analisar uma sequência didática baseada emensinoporinvestigação para o ensino de Genética - estrutura do DNA, realizada comalunos do1º anodoEnsino Médio da Escola Estadual São Sebastião na cidade de Gonzaga – MG. Antes eapósodesenvolvimento das atividades da sequência didática, os discentes participantes da pesquisaelaboraram mapas conceituais cujo foco foi a compreensão da estrutura do DNA. Apartirdaanálise quantitativa dos mapas observou-se que os mapas finais apresentaramparâmetrosdemelhoras significativas (p≤0,05) em relação aos mapas iniciais. Após a realizaçãodasondagem do conhecimento prévio dos alunos através do mapa conceitual inicial, foiapresentado pela professora o tema – estrutura do DNA. Com isso, os conhecimentos sobreaestrutura do DNA foram aprofundados e os questionamentos sobre o assunto sanados. Paraconsolidar o conhecimento foram realizadas atividades baseadas na abordagemdoEnsinoporInvestigação. Ao final da sequência didática, os alunos realizaram avaliação qualitativadoaprendizado adquirido após a aplicação da sequência didática. A partir dos resultados obtidosconclui-se que a sequência didática proposta neste estudo pode ser utilizada comeficiêncianoprocesso educacional, na área de genética – estrutura do DNA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectDNApt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectTeaching biologypt_BR
dc.subjectGeneticspt_BR
dc.subjectTeaching by researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleDNA: uma abordagem teórico/ prática como facilitador da aprendizagemde genética para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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