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Clase: Dissertação
Título : O uso da metodologia investigativa para produção de uma sequência didática sobre o ciclo biológico do Aedes aegypti antes e após o tratamento com larvicidas populares e comerciais
Autor(es): Nunes, Renata Alves
Orientador: Gomides, Antônio Frederico de Freitas
Miembros Examinadores: Rodrigues, Cibele Velloso
Miembros Examinadores: Filardi, Marcelo Augusto
Resumo: O ensino de Biologia deve ser vivenciado de forma contextualizada e dinâmica. Os conteúdos relativos à temática de combate ao Aedes aegypti, passadas de forma automática não favorecem a efetiva conscientização ao tema quando aplicadas as metodologias tradicionais de ensino. Contextualizar problemas relacionados à saúde pública no ensino de Biologia possui grande relevância no interesse e participação dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo produzir uma sequência didática de natureza investigativa sobre o Aedes aegypti, desenvolvendo nos discentes as habilidades científicas cognitivas, transformadoras e multiplicadoras de ações sociais voltadas para o combate ao vetor de diferentes tipos de arboviroses. O estudo foi aplicado para alunos de cinco turmas do terceiro ano do Ensino Médio (n=185) da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento, localizada no município de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. O estudo foi conduzido em cinco etapas: 1ª etapa - Problematização do tema, utilizando-se vídeos sobre o mosquito e apresentação de dados epidemiológicos sobre as arboviroses transmitidas pelo vetor. 2ª etapa - Construção da mosquitérica. 3ª etapa - Ensaios com larvicidas. 4ª etapa - Levantamento escolar sobre a zoonose, a elaboração de folders com orientações de combate às larvas e mosquitos e a elaboração de uma apresentação que foi ministrada na escola para a comunidade escolar pelos alunos participantes do projeto. 5ª etapa - Morfo-histologia das larvas de Aedes aegypti. Os resultados obtidos demonstraram muitas lacunas nos conhecimentos prévios dos alunos acerca do comportamento, da ecologia, dos sintomas e tratamentos das arboviroses. A construção das mosquitéricas, as observações e eventos diários de surgimento das formas biológicas do mosquito foram instigadores despertando maior interesse dos alunos pelas aulas de Biologia. A coleta das larvas e os testes com os larvicidas demonstraram eficiência de 100% do larvicida comercial Natular DT® espinosade e 70% do larvicida popular de cravo da Índia diluído em água. A atividade com a comunidade escolar e a construção dos folders evidenciaram o destaque protagonista e a criatividade dos alunos na execução desta etapa confirmando a potencialidade dos estudantes no processo de ensino- aprendizagem. A prática morfohistológica das larvas levou os alunos à investigação com a elaboração de hipóteses que tentaram explicar as possíveis diferenças analisadas nos tecidos e células vistas aos microscópios. No final da pesquisa foi reaplicado para os alunos o mesmo questionário do préteste sendo chamado de pós-teste. O presente estudo confirmou que metodologias ativas aliadas à investigação colocam o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a sua aprendizagem, instigando seus saberes e habilidades.
Resumen : Biology teaching must be experienced in a contextualized and dynamic way. The content related to the topic of combating Aedes aegypti, passed automatically, does not promote effective awareness of the topic when traditional teaching methodologies are applied. Contextualizing problems related to public health in Biology teaching has great relevance in the interest and participation of students. The present work aimed to produce a didactic sequence of an investigative nature on Aedes aegypti, developing in students cognitive scientific skills, transforming and multiplying social actions aimed at combating the vector of different types of arboviruses. The study was applied to students from five third-year high school classes (n=185) at Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento, located in the municipality of Governador Valadares, Minas Gerais, Brazil. The study was conducted in five stages: 1st stage - Problematization of the topic, using videos about the mosquito and presentation of epidemiological data on arboviruses transmitted by the vector. 2nd stage - Construction of the mosquito net. 3rd stage - Tests with larvicides. 4th stage - School survey on zoonosis, preparation of folders with guidelines for combating larvae and mosquitoes and preparation of a presentation that was given at school to the school community by students participating in the project. 5th stage - Morpho-histology of Aedes aegypti larvae. The results obtained demonstrated many gaps in the students' prior knowledge about the behavior, ecology, symptoms and treatments of arboviruses. The construction of the mosquito nets, the observations and daily events of the emergence of biological forms of the mosquito were instigators, arousing greater interest among students in Biology classes. Collection of larvae and tests with larvicides demonstrated 100% efficiency of the commercial larvicide Natular DT® spinosad and 70% of the popular clove larvicide diluted in water. The activity with the school community and the construction of the folders highlighted the prominence of the protagonist and the creativity of the students in carrying out this stage, confirming the potential of the students in the teaching-learning process. The morpho-histological practice of larvae led students to investigate with the development of hypotheses that attempted to explain the possible differences analyzed in the tissues and cells seen under microscopes. At the end of the research, the same pre-test questionnaire was reapplied to the students and was called post-test. The present study confirmed that active methodologies combined with research place the student at the center of the teaching-learning process, contributing to their learning, instigating their knowledge and skills.
Palabras clave : Aedes aegypti
Ensino de biologia
Mosquitérica
Metodologia investigativa
Biology teaching
Mosquitotry
Investigative methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16726
Fecha de publicación : 14-mar-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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