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Clase: Dissertação
Título : Base Nacional Comum Curricular do ensino médio: desafios e possibilidades da formação continuada de professores em escola profissional do Ceará em tempos de pandemia
Autor(es): Lira, Franci Clemente
Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Miembros Examinadores: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Miembros Examinadores: Leal, Elimar Ponzzo Dutra
Resumo: No contexto de um período remoto de aulas, provocado pela eclosão da pandemia do coronavírus, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) precisou ser implementada nas escolas pertencentes ao grupo piloto de implementação da Base, no estado do Ceará. Esse cenário apresentou vários desafios às escolas que planejavam implementar a base em 2020. Nessa perspectiva, o caso de gestão estudado analisou esses desafios enfrentados por uma escola estadual de educação profissional pertencente ao grupo piloto para formar seus professores para a implementação da BNCC em tempos de pandemia. Para tanto, a pesquisa buscou descrever as ações de formação dos professores para a adaptação do trabalho à proposta da BNCC e propor um plano de ação para a formação continuada de professores, a fim de aprimorar este processo. Este caso de gestão se justifica à medida que a escola está em processo de organização de seu currículo à luz da BNCC e experiencia tentativas de consolidá-lo. Como recurso de pesquisa, foram utilizadas, em um primeiro momento, entrevistas exploratórias com a gestão e os coordenadores de curso da escola. Em um segundo momento (após a qualificação), foram realizadas entrevistas estruturadas com os professores (Base Comum e Base Técnica) e com uma representante da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), orientadora da Célula de Desenvolvimento Curricular, Educação Científica, Ambiental e Competências Socioemocionais desde 2019, responsável por coordenar os trabalhos de escrita do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), apresentado à comunidade em setembro de 2021. Os dados foram examinados conforme o entendimento de autores que se sobressaem no estudo do currículo, como Micarello (2016), Galian (2014) e Cury, Reis e Zanardi (2018); no estudo da formação continuada de professores, como Ferretti (2018), Gatti (2017) e Girardelo e Sartori (2018), e no exame do contexto mais recente de ensino remoto, provocado pela eclosão da pandemia, como Hypolito (2021) e Costa e Nascimento (2020). Por fim, o Plano de Ação Educacional assentou-se no modelo educacional de comunidade de aprendizagem, alicerçada na teoria freiriana.
Resumen : In the context of the remote period of classes, caused by the outbreak of the coronavirus pandemic, the National Common Curricular Base (BNCC) needed to be implemented in schools belonging to the pilot group for implementing the Base, in the state of Ceará. This scenario presented several challenges to the schools that planned to implement the base in 2020. In this perspective, the management case studied analyzed these challenges faced by a state school of professional education belonging to the pilot group to train its teachers for the implementation of the BNCC in times of pandemic. To this end, the research sought to describe teacher trainingactions to adapt the work to the BNCC proposal and propose an action plan for the continuing training of teachers, in order to improve this process. This management case is justified as the school is in the process of organizing its curriculum in light of the BNCC and experiences attempts to consolidate it. As a research resource, exploratory interviews with the management and course coordinators of the school were used at first. In a second moment (after the qualification), structured interviews were carried out with the teachers (Common Base and Technical Base) and with a representative of the Secretariat of Education of the State of Ceará (SeducCE), advisor of the Curriculum Development Cell, Education Scientific, Environmental and Socioemotional Skills since 2019, responsible for coordinating the writing of the Reference Curriculum Document of Ceará (DCRC), presented to the community in September 2021. The data were examined according to the understanding of authors who stand out in the study of the curriculum, such as Micarello (2016), Galian (2014) and Cury, Reis and Zanardi (2018); in the study of continuing teacher education, such as Ferretti (2018), Gatti (2017) and Girardelo and Sartori (2018), and in examining the more recent context of remote teaching, provoked by the outbreak of the pandemic, such as Hypolito (2021) and Costa and Nascimento (2020). Finally, the Educational Action Plan was based on the educational model of a learning community, based on Freire's theory.
Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular
Formação continuada de professores
Projeto piloto
Ensino médio
Ensino remoto
Common National Curriculum Base
Continuing teacher education
Pilot project
High school
Remote learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16723
Fecha de publicación : 10-ago-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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