https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16721
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
nathaliacoutodefreitas.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Tecnologias convencionais e não convencionais: análise de práticas organizacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa |
Autor(es): | Freitas, Nathália Couto de |
Orientador: | Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e |
Miembros Examinadores: | Silva, Leandro Ribeiro da |
Miembros Examinadores: | Barra, Geraldo Magela Jardim |
Resumo: | Esta dissertação busca compreender os processos organizacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) voltados à geração, sistematização e compartilhamento de saberes, caracterizando seus principais atributos segundo parâmetros da tecnologia convencional ou não-convencional. O objeto é de grande relevância por se tratar de um instituto de ensino e pesquisa voltado ao aprofundamento de estudos sobre a pessoa com deficiência, sua rede de apoio e sua inclusão social. Para reunião de evidências empíricas foram realizadas entrevistas em profundidade com integrantes da organização e foi desenvolvida pesquisa documental. Conclui-se que os processos organizacionais do IEP-MG expressam parâmetros, de forma mais densa, da tecnologia convencional – sem deixar de manter o foco em um aprendizado coletivo e democrático, essencial para organizações que possuem como beneficiários pessoas em situação de vulnerabilidade social e, muitas vezes, econômica. E, nos casos em que esses processos expressam fundamentos da tecnologia não-convencional, eles aproximam-se da tecnologia social (e não da tecnociência solidária). Este estudo contempla os objetivos 4, 9, 10 e 16 da Agenda 2030 da ONU. |
Resumen : | This dissertation seeks to understand the organizational processes of the Darci Barbosa Teaching and Research Institute (IEP-MG) aimed at generating, systematizing and sharing knowledge, characterizing its main attributes according to parameters of conventional or nonconventional technology. The object is of great relevance as it is a teaching and research institute aimed at in-depth studies on people with disabilities, their support network and their social inclusion. To gather empirical evidence, in-depth interviews were carried out with members of the organization and documentary research was carried out. It is concluded that the organizational processes of IEP-MG express parameters, in a more dense way, of conventional technology – while maintaining the focus on collective and democratic learning essential for organizations whose beneficiaries are people in situations of social vulnerability and, often economical. And, in cases where these processes express foundations of non-conventional technology, they are close to social technology (and not solidary technoscience). This study addresses objectives 4, 9, 10 and 16 of the UN Agenda 2030. |
Palabras clave : | Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa Tecnociência solidária Tecnologia social Tecnologias convencionais Tecnologias não-convencionais Darci Barbosa Teaching and Research Institute Solidarity technoscience Social technology Conventional technologies Unconventional technologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Programa: | Mestrado Acadêmico em Administração |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16721 |
Fecha de publicación : | 25-mar-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons