Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16721
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nathaliacoutodefreitas.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934800941246776pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Leandro Ribeiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Barra, Geraldo Magela Jardim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8235392298713213pt_BR
dc.creatorFreitas, Nathália Couto de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T13:00:16Z-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2024-07-11T13:00:16Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16721-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to understand the organizational processes of the Darci Barbosa Teaching and Research Institute (IEP-MG) aimed at generating, systematizing and sharing knowledge, characterizing its main attributes according to parameters of conventional or nonconventional technology. The object is of great relevance as it is a teaching and research institute aimed at in-depth studies on people with disabilities, their support network and their social inclusion. To gather empirical evidence, in-depth interviews were carried out with members of the organization and documentary research was carried out. It is concluded that the organizational processes of IEP-MG express parameters, in a more dense way, of conventional technology – while maintaining the focus on collective and democratic learning essential for organizations whose beneficiaries are people in situations of social vulnerability and, often economical. And, in cases where these processes express foundations of non-conventional technology, they are close to social technology (and not solidary technoscience). This study addresses objectives 4, 9, 10 and 16 of the UN Agenda 2030.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca compreender os processos organizacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) voltados à geração, sistematização e compartilhamento de saberes, caracterizando seus principais atributos segundo parâmetros da tecnologia convencional ou não-convencional. O objeto é de grande relevância por se tratar de um instituto de ensino e pesquisa voltado ao aprofundamento de estudos sobre a pessoa com deficiência, sua rede de apoio e sua inclusão social. Para reunião de evidências empíricas foram realizadas entrevistas em profundidade com integrantes da organização e foi desenvolvida pesquisa documental. Conclui-se que os processos organizacionais do IEP-MG expressam parâmetros, de forma mais densa, da tecnologia convencional – sem deixar de manter o foco em um aprendizado coletivo e democrático, essencial para organizações que possuem como beneficiários pessoas em situação de vulnerabilidade social e, muitas vezes, econômica. E, nos casos em que esses processos expressam fundamentos da tecnologia não-convencional, eles aproximam-se da tecnologia social (e não da tecnociência solidária). Este estudo contempla os objetivos 4, 9, 10 e 16 da Agenda 2030 da ONU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosapt_BR
dc.subjectTecnociência solidáriapt_BR
dc.subjectTecnologia socialpt_BR
dc.subjectTecnologias convencionaispt_BR
dc.subjectTecnologias não-convencionaispt_BR
dc.subjectDarci Barbosa Teaching and Research Institutept_BR
dc.subjectSolidarity technosciencept_BR
dc.subjectSocial technologypt_BR
dc.subjectConventional technologiespt_BR
dc.subjectUnconventional technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleTecnologias convencionais e não convencionais: análise de práticas organizacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons