Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16716
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gersonsousadeoliveira.pdf2.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática sobre sistemática filogenética vegetal: ferramenta didática para o ensino investigativo
Autor(es): Oliveira, Gerson Sousa de
Primeiro Orientador: Chedier, Luciana Moreira
Co-orientador: Pires, Ana Carolina Mezzonato
Membro da banca: Bastos, Felipe
Membro da banca: Furtado, Samyra Gomes
Resumo: O ensino de biologia no segmento do Ensino Médio da Educação Básica, tem recorrido demasiadamente ao sistema clássico de ensino, no qual os estudantes são fiéis depositários de conhecimentos transmitidos pelo professor, os quais eles devem memorizar, decorar e reproduzir nas provas e avaliações, não cabendo a interação com o conhecimento adquirido. Paralelamente, vivemos em uma sociedade em que os jogos são parte importante do cotidiano, além de serem muito atraentes, capazes de fornecer recompensas que motivam a participação, a interação com os objetos do jogo e o aprendizado autônomo. Esse trabalho teve como objetivo a produção de uma sequência didática que utilizou um jogo didático para estimular o aprendizado de evolução vegetal de forma construtivista e investigativa. Para isto, um jogo didático de tabuleiro, cujo tema é filogenia vegetal, foi produzido pelo professor e aplicado em uma sequência didática, com os estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Três Rios - RJ. A experiência com o jogo promoveu engajamento e motivação dos estudantes, diante do desafio de conhecer a evolução e a classificação vegetal. Desta forma, percebe-se que os estudantes do ensino médio são bem receptivos ao emprego de métodos lúdicos de ensino e o aprendizado pode ser verificado de forma qualitativa, através de conversas com os estudantes.
Abstract: Biology teaching in the High School segment of Basic Education has resorted too much to the classical teaching system, in which students are faithful repositories of knowledge transmitted by the teacher, which they must memorize, and reproduce in tests and assessments, not allowing interaction with the acquired knowledge. At the same time, we live in a society in which games are an important part of everyday life, in addition to being very attractive, capable of providing rewards that motivate participation, interaction with game objects and autonomous learning. This work aimed to produce a didactic sequence that used a didactic game to stimulate learning about plant evolution in a constructivist and investigative way. For this purpose, a didactic board game, whose theme is plant phylogeny, was produced by the teacher and applied in a didactic sequence, with third-year high school students at a public school in the city of Três Rios - RJ. The experience with the game promoted student engagement and motivation, given the challenge of understanding plant evolution and classification. In this way, it is clear that high school students are very receptive to the use of playful teaching methods and learning can be verified qualitatively, through conversations with students.
Palavras-chave: Jogos didáticos
Gamificação
Ensino de evolução biológica
Ensino de botânica
Filogenia vegetal
Didactic games
Gamification
Teaching biological evolution
Teaching botany
Plant phylogeny
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16716
Data do documento: 14-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons