https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16716
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gersonsousadeoliveira.pdf | 2.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Sequência didática sobre sistemática filogenética vegetal: ferramenta didática para o ensino investigativo |
Author: | Oliveira, Gerson Sousa de |
First Advisor: | Chedier, Luciana Moreira |
Co-Advisor: | Pires, Ana Carolina Mezzonato |
Referee Member: | Bastos, Felipe |
Referee Member: | Furtado, Samyra Gomes |
Resumo: | O ensino de biologia no segmento do Ensino Médio da Educação Básica, tem recorrido demasiadamente ao sistema clássico de ensino, no qual os estudantes são fiéis depositários de conhecimentos transmitidos pelo professor, os quais eles devem memorizar, decorar e reproduzir nas provas e avaliações, não cabendo a interação com o conhecimento adquirido. Paralelamente, vivemos em uma sociedade em que os jogos são parte importante do cotidiano, além de serem muito atraentes, capazes de fornecer recompensas que motivam a participação, a interação com os objetos do jogo e o aprendizado autônomo. Esse trabalho teve como objetivo a produção de uma sequência didática que utilizou um jogo didático para estimular o aprendizado de evolução vegetal de forma construtivista e investigativa. Para isto, um jogo didático de tabuleiro, cujo tema é filogenia vegetal, foi produzido pelo professor e aplicado em uma sequência didática, com os estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Três Rios - RJ. A experiência com o jogo promoveu engajamento e motivação dos estudantes, diante do desafio de conhecer a evolução e a classificação vegetal. Desta forma, percebe-se que os estudantes do ensino médio são bem receptivos ao emprego de métodos lúdicos de ensino e o aprendizado pode ser verificado de forma qualitativa, através de conversas com os estudantes. |
Abstract: | Biology teaching in the High School segment of Basic Education has resorted too much to the classical teaching system, in which students are faithful repositories of knowledge transmitted by the teacher, which they must memorize, and reproduce in tests and assessments, not allowing interaction with the acquired knowledge. At the same time, we live in a society in which games are an important part of everyday life, in addition to being very attractive, capable of providing rewards that motivate participation, interaction with game objects and autonomous learning. This work aimed to produce a didactic sequence that used a didactic game to stimulate learning about plant evolution in a constructivist and investigative way. For this purpose, a didactic board game, whose theme is plant phylogeny, was produced by the teacher and applied in a didactic sequence, with third-year high school students at a public school in the city of Três Rios - RJ. The experience with the game promoted student engagement and motivation, given the challenge of understanding plant evolution and classification. In this way, it is clear that high school students are very receptive to the use of playful teaching methods and learning can be verified qualitatively, through conversations with students. |
Keywords: | Jogos didáticos Gamificação Ensino de evolução biológica Ensino de botânica Filogenia vegetal Didactic games Gamification Teaching biological evolution Teaching botany Plant phylogeny |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16716 |
Issue Date: | 14-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
This item is licensed under a Creative Commons License