Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16711
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joanacristinapereiradeoliveiraferreira.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Vilões ou mocinhos: o papel dos microrganismos no teatro da vida
Autor(es): Ferreira, Joana Cristina Pereira de Oliveira
Primeiro Orientador: Domingues, André Luiz da Silva
Membro da banca: Aguiar, Jair Adriano Kopke de
Membro da banca: Silva, Carolina dos Santos Fernandes da
Resumo: Os microrganismos interagem constantemente com humanos, animais, vegetais e com o ambiente, ocasionando malefícios, mas também inúmeros benefícios. O ensino e o aprendizado sobre os microrganismos envolvem muitos desafios, dentre eles, a dificuldade de serem visualizados sem microscópios, pouco investimento em infraestrutura de laboratórios escolares, o foco no estudo apenas nos malefícios causados por eles e pela falta de capacitação dos professores. Desta forma, a Microbiologia frequentemente faz parte do cenário do ensino conteudista e os alunos, muitas vezes, possuem uma visão simplista, considerandoos apenas como vilões. Este projeto propôs o desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática com base no ensino investigativo, para facilitar o processo de ensino e o aprendizado dos alunos sobre os microrganismos e sua importância no cotidiano. A sequência didática foi dividida em 6 etapas: 1-Avaliação diagnóstica e contextualização, onde houve recolhimento do conhecimento prévio dos alunos; 2- Realização de processo investigativo, realização de um experimento prático sobre cultivo de microrganismos 3-Leitura e discussão do experimento prático e observação da ubiquidade dos microrganismos; 4- Vilões ou mochinhos? Definição dos papéis de cada grupo de alunos por sorteio; 5-Julgamento e veredito: culminância da sequência didática com confirmação e/ou reelaboração das hipóteses, onde os alunos puderam defender e acusar os microrganismos 6- Avaliação diagnóstica alunos e professores, para qualificar o que foi aplicado e também coletar sugestões e críticas. A construção e aplicação da SD foi concluída com êxito. A SD foi bem avaliada por alunos e professores e evidenciou a importância da utilização de novas metodologias no ensino médio, contribuindo para a quebra do paradigma de aulas tradicionais.
Abstract: -
Palavras-chave: Microbiologia
Microrganismos
Abordagem investigativa
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16711
Data do documento: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons