https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16711
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
joanacristinapereiradeoliveiraferreira.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Vilões ou mocinhos: o papel dos microrganismos no teatro da vida |
Autor(es): | Ferreira, Joana Cristina Pereira de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Domingues, André Luiz da Silva |
Membro da banca: | Aguiar, Jair Adriano Kopke de |
Membro da banca: | Silva, Carolina dos Santos Fernandes da |
Resumo: | Os microrganismos interagem constantemente com humanos, animais, vegetais e com o ambiente, ocasionando malefícios, mas também inúmeros benefícios. O ensino e o aprendizado sobre os microrganismos envolvem muitos desafios, dentre eles, a dificuldade de serem visualizados sem microscópios, pouco investimento em infraestrutura de laboratórios escolares, o foco no estudo apenas nos malefícios causados por eles e pela falta de capacitação dos professores. Desta forma, a Microbiologia frequentemente faz parte do cenário do ensino conteudista e os alunos, muitas vezes, possuem uma visão simplista, considerandoos apenas como vilões. Este projeto propôs o desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática com base no ensino investigativo, para facilitar o processo de ensino e o aprendizado dos alunos sobre os microrganismos e sua importância no cotidiano. A sequência didática foi dividida em 6 etapas: 1-Avaliação diagnóstica e contextualização, onde houve recolhimento do conhecimento prévio dos alunos; 2- Realização de processo investigativo, realização de um experimento prático sobre cultivo de microrganismos 3-Leitura e discussão do experimento prático e observação da ubiquidade dos microrganismos; 4- Vilões ou mochinhos? Definição dos papéis de cada grupo de alunos por sorteio; 5-Julgamento e veredito: culminância da sequência didática com confirmação e/ou reelaboração das hipóteses, onde os alunos puderam defender e acusar os microrganismos 6- Avaliação diagnóstica alunos e professores, para qualificar o que foi aplicado e também coletar sugestões e críticas. A construção e aplicação da SD foi concluída com êxito. A SD foi bem avaliada por alunos e professores e evidenciou a importância da utilização de novas metodologias no ensino médio, contribuindo para a quebra do paradigma de aulas tradicionais. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Microbiologia Microrganismos Abordagem investigativa Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16711 |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons