https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16711
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
joanacristinapereiradeoliveiraferreira.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Domingues, André Luiz da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1494452240498154 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aguiar, Jair Adriano Kopke de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5023687526571878 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Carolina dos Santos Fernandes da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9352439598801035 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Joana Cristina Pereira de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T12:29:58Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10 | - |
dc.date.available | 2024-07-11T12:29:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16711 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Os microrganismos interagem constantemente com humanos, animais, vegetais e com o ambiente, ocasionando malefícios, mas também inúmeros benefícios. O ensino e o aprendizado sobre os microrganismos envolvem muitos desafios, dentre eles, a dificuldade de serem visualizados sem microscópios, pouco investimento em infraestrutura de laboratórios escolares, o foco no estudo apenas nos malefícios causados por eles e pela falta de capacitação dos professores. Desta forma, a Microbiologia frequentemente faz parte do cenário do ensino conteudista e os alunos, muitas vezes, possuem uma visão simplista, considerandoos apenas como vilões. Este projeto propôs o desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática com base no ensino investigativo, para facilitar o processo de ensino e o aprendizado dos alunos sobre os microrganismos e sua importância no cotidiano. A sequência didática foi dividida em 6 etapas: 1-Avaliação diagnóstica e contextualização, onde houve recolhimento do conhecimento prévio dos alunos; 2- Realização de processo investigativo, realização de um experimento prático sobre cultivo de microrganismos 3-Leitura e discussão do experimento prático e observação da ubiquidade dos microrganismos; 4- Vilões ou mochinhos? Definição dos papéis de cada grupo de alunos por sorteio; 5-Julgamento e veredito: culminância da sequência didática com confirmação e/ou reelaboração das hipóteses, onde os alunos puderam defender e acusar os microrganismos 6- Avaliação diagnóstica alunos e professores, para qualificar o que foi aplicado e também coletar sugestões e críticas. A construção e aplicação da SD foi concluída com êxito. A SD foi bem avaliada por alunos e professores e evidenciou a importância da utilização de novas metodologias no ensino médio, contribuindo para a quebra do paradigma de aulas tradicionais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB – Instituto de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
dc.subject | Microrganismos | pt_BR |
dc.subject | Abordagem investigativa | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Vilões ou mocinhos: o papel dos microrganismos no teatro da vida | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
This item is licensed under a Creative Commons License