Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16633
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
julianacoelhodocarmo.pdf3.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas de integração de saberes: ensino de língua inglesa e educação em direitos humanos
Autor(es): Carmo, Juliana Coelho do
Primeiro Orientador: Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis
Membro da banca: Reis, Andreia Rezende Garcia
Membro da banca: Carnin, Anderson
Resumo: Este estudo consiste em uma pesquisa narrativa (CADILHE, 2020a; BARCELLOS, 2020; MELLO, 2020) a partir de uma oficina de letramento (MARQUES E KLEIMAN, 2019) desenvolvida em aulas da disciplina de Língua Inglesa no ano de 2022, com alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola no sudeste brasileiro. A leitura/escuta de narrativas, sejam elas escritas, faladas, visuais, multissemióticas e/ou multimodais, implica a compreensão sobre sujeitos na vida social; a partir dos temas que mobilizam e do que escolhem focar em suas narrativas, esses sujeitos comunicam seus próprios saberes, suas identidades e posicionamentos acerca do que narram (BARCELOS, 2020). Assim, a escuta ativa docente e a intervenção na paisagem linguística escolar permitem compreender de que modo a escola se orienta como um lugar que convida e acolhe as diversidades, encorajando o compartilhamento das dificuldades e percalços inerentes ao momento da vida em que os estudantes se encontram, cumprindo com as diretrizes para a Educação em Direitos Humanos (2013) propostas pelo MEC e reafirmadas na Base Nacional Comum Curricular de Língua Inglesa (2018). Assim, pode-se observar como a escola se configura enquanto um espaço que busca oferecer amparo e orientação para esses jovens, não só com relação aos estudos, mas à vida social e a questões pessoais envolvendo saúde física e emocional. A partir desse propósito da educação em Língua Inglesa na escola, propus aos estudantes uma intervenção nos espaços da escola com o objetivo de incluírem suas próprias reflexões e saberes nas práticas de linguagem em sala de aula. O trabalho se delineou enquanto oficina de letramento e apresentou desdobramentos para a criação de um vínculo de confiança, acolhimento, respeito, além de afeto e senso de pertencimento entre os/as participantes (docente e discentes). Nesta dissertação, a seguinte pergunta de pesquisa se configurou: como a narrativização da oficina pode ser utilizada como dispositivo epistêmico para compreensão de seus desdobramentos? Ainda neste estudo, proponho reflexões e inteligibilidade sobre a importância de se adotar uma perspectiva decolonial (CADILHE, 2021) na criação de oportunidades de engajamento dos alunos em eventos de letramentos que partem da ideologia linguística orientada pela materialização da língua como mobilização de recursos.
Abstract: This study consists of narrative research (CADILHE, 2020a; BARCELLOS, 2020; MELLO, 2020) of a literacy workshop (MARQUES E KLEIMAN, 2019) conducted during English language classes in the year 2022 with students of 1º ano do ensino médio in a school in the southeastern region of Brazil. The critical reading/listening of narratives, whether written, spoken, visual, multisemiotic, and/or multimodal, implies an understanding of individuals in social life. Based on the themes they decide to approach and what they choose to highlight in their narratives, these individuals communicate their own knowledge, their identities and the position from where they narrate (BARCELOS, 2020). Thus, the teacher’s active listening and the observation of the school's linguistic landscape allow us to understand how the school positions itself as a place that invites and embraces diversities, encouraging the sharing of difficulties and challenges inherent to the students' current stage in life, in accordance with the guidelines for Human Rights Education (2013) proposed by Ministério da Educação (MEC) and reaffirmed in Base Nacional Comum Curricular (2018). Hence, it is possible to observe how the school configures itself as a space that seeks to provide support and guidance to these young individuals, not only regarding their studies, but also their social life and personal issues, including physical and emotional well-being. In light of this purpose of English language education at school, I proposed an intervention for the students in the school's spaces with the aim of incorporating their own reflections and knowledge in the linguistic practices in the classroom. The work was developed as a literacy workshop and had implications for the creation of a bond of trust, support, respect, as well as affection and a sense of belonging among the participants (both teachers and students). In this dissertation, the following research question emerged: how can the narration of the workshop be used as epistemic device to understand its developments? Furthermore, in this study, I suggest reflections and an understanding of the importance of adopting a decolonial perspective (CADILHE, 2021) in creating opportunities for student engagement in literacy events that stem from the linguistic ideology that conceives language materialization as the mobilization of resources.
Palavras-chave: Pesquisa narrativa
Ensino de língua inglesa
Letramentos
Oficina de letramento
Educação em direitos humanos
Narrative research
English language teaching
Literacies
Literacy workshop
Education in human rights
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16633
Data do documento: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons