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dc.contributor.advisor1Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582472522277913pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134084821084264pt_BR
dc.contributor.referee2Carnin, Anderson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3357536032967630pt_BR
dc.creatorCarmo, Juliana Coelho do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839057037442637pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T14:43:24Z-
dc.date.available2024-02-26-
dc.date.available2024-02-27T14:43:24Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16633-
dc.description.abstractThis study consists of narrative research (CADILHE, 2020a; BARCELLOS, 2020; MELLO, 2020) of a literacy workshop (MARQUES E KLEIMAN, 2019) conducted during English language classes in the year 2022 with students of 1º ano do ensino médio in a school in the southeastern region of Brazil. The critical reading/listening of narratives, whether written, spoken, visual, multisemiotic, and/or multimodal, implies an understanding of individuals in social life. Based on the themes they decide to approach and what they choose to highlight in their narratives, these individuals communicate their own knowledge, their identities and the position from where they narrate (BARCELOS, 2020). Thus, the teacher’s active listening and the observation of the school's linguistic landscape allow us to understand how the school positions itself as a place that invites and embraces diversities, encouraging the sharing of difficulties and challenges inherent to the students' current stage in life, in accordance with the guidelines for Human Rights Education (2013) proposed by Ministério da Educação (MEC) and reaffirmed in Base Nacional Comum Curricular (2018). Hence, it is possible to observe how the school configures itself as a space that seeks to provide support and guidance to these young individuals, not only regarding their studies, but also their social life and personal issues, including physical and emotional well-being. In light of this purpose of English language education at school, I proposed an intervention for the students in the school's spaces with the aim of incorporating their own reflections and knowledge in the linguistic practices in the classroom. The work was developed as a literacy workshop and had implications for the creation of a bond of trust, support, respect, as well as affection and a sense of belonging among the participants (both teachers and students). In this dissertation, the following research question emerged: how can the narration of the workshop be used as epistemic device to understand its developments? Furthermore, in this study, I suggest reflections and an understanding of the importance of adopting a decolonial perspective (CADILHE, 2021) in creating opportunities for student engagement in literacy events that stem from the linguistic ideology that conceives language materialization as the mobilization of resources.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo consiste em uma pesquisa narrativa (CADILHE, 2020a; BARCELLOS, 2020; MELLO, 2020) a partir de uma oficina de letramento (MARQUES E KLEIMAN, 2019) desenvolvida em aulas da disciplina de Língua Inglesa no ano de 2022, com alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola no sudeste brasileiro. A leitura/escuta de narrativas, sejam elas escritas, faladas, visuais, multissemióticas e/ou multimodais, implica a compreensão sobre sujeitos na vida social; a partir dos temas que mobilizam e do que escolhem focar em suas narrativas, esses sujeitos comunicam seus próprios saberes, suas identidades e posicionamentos acerca do que narram (BARCELOS, 2020). Assim, a escuta ativa docente e a intervenção na paisagem linguística escolar permitem compreender de que modo a escola se orienta como um lugar que convida e acolhe as diversidades, encorajando o compartilhamento das dificuldades e percalços inerentes ao momento da vida em que os estudantes se encontram, cumprindo com as diretrizes para a Educação em Direitos Humanos (2013) propostas pelo MEC e reafirmadas na Base Nacional Comum Curricular de Língua Inglesa (2018). Assim, pode-se observar como a escola se configura enquanto um espaço que busca oferecer amparo e orientação para esses jovens, não só com relação aos estudos, mas à vida social e a questões pessoais envolvendo saúde física e emocional. A partir desse propósito da educação em Língua Inglesa na escola, propus aos estudantes uma intervenção nos espaços da escola com o objetivo de incluírem suas próprias reflexões e saberes nas práticas de linguagem em sala de aula. O trabalho se delineou enquanto oficina de letramento e apresentou desdobramentos para a criação de um vínculo de confiança, acolhimento, respeito, além de afeto e senso de pertencimento entre os/as participantes (docente e discentes). Nesta dissertação, a seguinte pergunta de pesquisa se configurou: como a narrativização da oficina pode ser utilizada como dispositivo epistêmico para compreensão de seus desdobramentos? Ainda neste estudo, proponho reflexões e inteligibilidade sobre a importância de se adotar uma perspectiva decolonial (CADILHE, 2021) na criação de oportunidades de engajamento dos alunos em eventos de letramentos que partem da ideologia linguística orientada pela materialização da língua como mobilização de recursos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisa narrativapt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectOficina de letramentopt_BR
dc.subjectEducação em direitos humanospt_BR
dc.subjectNarrative researchpt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectLiteraciespt_BR
dc.subjectLiteracy workshoppt_BR
dc.subjectEducation in human rightspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleNarrativas de integração de saberes: ensino de língua inglesa e educação em direitos humanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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