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Tipo: Dissertação
Título: O silêncio, agora, é a conivência : uma análise da produção escrita de Maria Lacerda de Moura sob um contexto político autoritário
Autor(es): Machado, Amanda Cristina Silva
Primeiro Orientador: Souza, Maria Zélia Maia de
Membro da banca: Dias, Juliana Maddalena Trifilio
Membro da banca: Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Resumo: A presente pesquisa busca resgatar e analisar trechos da obra escrita da educadora e militante mineira Maria Lacerda de Moura (1887 – 1945). A obra de Maria Lacerda de Moura é extensa, com referencial amplo e diversificado, não está ligada apenas a uma corrente conceitual, mas também se apresenta como um pensamento multifacetado. Em seus escritos — publicados em livros, artigos em jornal ou como panfletos — a autora aborda pautas que, ainda hoje, soam muito progressistas, especialmente para determinados grupos. Assim, definimos a educação, nos escritos de Maria Lacerda de Moura, pelo recorte de três grandes temas: o antifascismo, a laicidade e o feminismo. Além do resgate de uma importante parcela da obra da autora, compreendemos que o cenário político atual reacende a necessidade da retomada da história do pensamento e da ação transgressores na história da educação, como elemento de reflexão e propulsão de resistências.
Abstract: This research seeks to rescue and analyze excerpts from the written work of the educator and activist from Minas Gerais Maria Lacerda de Moura (1887 – 1945). Maria Lacerda de Moura's work is extensive, with a broad and diverse reference, it is not only linked to a conceptual current, on the contrary, it presents itself as a multifaceted thought. In her writings — whether in her published books, newspaper articles and pamphlets — the author addresses topics whose agendas, even today, sound very progressive, especially for certain groups. We will define how education appears in the context of three major themes, in the writings of Maria Lacerda de Moura, they are: anti-fascism, secularism and feminism. In addition to recovering an important portion of the author's work, we understand that the current political scenario rekindles the need to revisit the history of transgressive thought and action in the history of education, as an element of reflection and a driver of resistance.
Palavras-chave: Maria Lacerda de Moura
Educação
Antifascismo
Laicidade
Feminismo
Education
Antifascism
Secularism
Feminism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16582
Data do documento: 19-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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