Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16581
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafaelareiscastor.pdfPDF/A1.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O trabalho de professoras alfabetizadoras sob o ponto de vista dos gestos didáticos no contexto do ensino remoto
Autor(es): Castor, Rafaela Reis
Primeiro Orientador: Reis, Andreia Rezende Garcia
Membro da banca: Magalhães, Tânia Guedes
Membro da banca: Stutz, Lídia
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os gestos didáticos fundadores e específicos mobilizados por professoras alfabetizadoras na disciplina de Língua Portuguesa, no ensino de leitura e escrita, durante suas aulas no ensino remoto. Através do acesso às gravações das aulas do ano de 2020, concedidas por uma instituição escolar privada do município de Juiz de Fora – MG, os dados da pesquisa foram gerados para análise do trabalho docente na perspectiva dos gestos didáticos. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas com as duas professoras alfabetizadoras, para melhor compreensão e contextualização das aulas ministradas. O referencial teórico assumido na dissertação é o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006a, 2008; MACHADO, 2004, 2007), com ênfase nas pesquisas sobre os gestos didáticos (DOLZ, 2017), os quais são utilizados como possibilidade para estudo e investigação do trabalho docente. Para o debate sobre o processo de alfabetização, a pesquisa fundamenta-se na concepção de alfabetização na perspectiva do letramento (SOARES, 2020, 2021) e advoga em favor de práticas de ensino da leitura e da escrita por meio de diferentes gêneros textuais. Considerando que o ensino remoto emergencial, adotado para a manutenção do distanciamento social devido à presença do vírus da Covid-19, em 2020, introduziu elementos novos na prática docente, ressignificando o fazer pedagógico, entende-se importante a investigação dos gestos didáticos neste contexto. Com base no referencial teórico assumido, constatou-se a predominância de gestos didáticos fundadores linguageiros nas ações de mediação das professoras com os alunos durante a transposição diática do objeto de ensino. Além disso, observa-se uma proposta de alfabetização alinhada ao documento da BNCC (BRASIL, 2018) e um resultado positivo do trabalho das professoras voltado ao processo de alfabetização no ensino remoto.
Abstract: The purpose of this research is to investigate the founding and specific didactic gestures used by literacy teachers in the Portuguese Language discipline in the teaching of reading and writing during their remote teaching classes. By accessing the class video recordings in 2020 provided by a private school in the city of Juiz de Fora - MG, research data were generated to review the teaching work from the perspective of didactic gestures. Semistructured interviews were also conducted with two literacy teachers for a better understanding and contextualization of the classes. The theoretical reference taken in the dissertation is the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2006a; 2008; MACHADO, 2004; 2007) with an emphasis on research on didactic gestures (DOLZ, 2017), which are used as a possibility for study and investigation of the teaching work. For a discussion on the literacy process, the research is based on the concept of literacy from a literacy perspective (SOARES, 2020; 2021) and advocates the teaching practices of reading and writing through different textual genres. Considering that emergency remote teaching – as adopted to maintain social distancing due to the Covid-19 virus in 2020 – introduced new elements in the teaching practice, giving a new meaning to pedagogical work, the investigation of didactic gestures in this context is understood to be important. Based on the theoretical reference above, a predominance of founding didactic language gestures was seen in the teacher/student mediation actions during the didactic transposition of the teaching object. In addition, there is a literacy proposal aligned with the BNCC [National Common Curricular Base] (BRASIL, 2018) document and a positive result of the teachers’ work focused on the remote teaching literacy process.
Palavras-chave: Trabalho docente
Gestos didáticos
Ensino remoto
Processo de alfabetização
Teaching work
Didactic gestures
Remote teaching
Literacy process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16581
Data do documento: 19-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons