Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16581
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafaelareiscastor.pdfPDF/A1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134084821084264pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0798619048101709pt_BR
dc.contributor.referee2Stutz, Lídia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745029247817385pt_BR
dc.creatorCastor, Rafaela Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9294991034328737pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T14:25:36Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T14:25:36Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16581-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to investigate the founding and specific didactic gestures used by literacy teachers in the Portuguese Language discipline in the teaching of reading and writing during their remote teaching classes. By accessing the class video recordings in 2020 provided by a private school in the city of Juiz de Fora - MG, research data were generated to review the teaching work from the perspective of didactic gestures. Semistructured interviews were also conducted with two literacy teachers for a better understanding and contextualization of the classes. The theoretical reference taken in the dissertation is the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2006a; 2008; MACHADO, 2004; 2007) with an emphasis on research on didactic gestures (DOLZ, 2017), which are used as a possibility for study and investigation of the teaching work. For a discussion on the literacy process, the research is based on the concept of literacy from a literacy perspective (SOARES, 2020; 2021) and advocates the teaching practices of reading and writing through different textual genres. Considering that emergency remote teaching – as adopted to maintain social distancing due to the Covid-19 virus in 2020 – introduced new elements in the teaching practice, giving a new meaning to pedagogical work, the investigation of didactic gestures in this context is understood to be important. Based on the theoretical reference above, a predominance of founding didactic language gestures was seen in the teacher/student mediation actions during the didactic transposition of the teaching object. In addition, there is a literacy proposal aligned with the BNCC [National Common Curricular Base] (BRASIL, 2018) document and a positive result of the teachers’ work focused on the remote teaching literacy process.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar os gestos didáticos fundadores e específicos mobilizados por professoras alfabetizadoras na disciplina de Língua Portuguesa, no ensino de leitura e escrita, durante suas aulas no ensino remoto. Através do acesso às gravações das aulas do ano de 2020, concedidas por uma instituição escolar privada do município de Juiz de Fora – MG, os dados da pesquisa foram gerados para análise do trabalho docente na perspectiva dos gestos didáticos. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas com as duas professoras alfabetizadoras, para melhor compreensão e contextualização das aulas ministradas. O referencial teórico assumido na dissertação é o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006a, 2008; MACHADO, 2004, 2007), com ênfase nas pesquisas sobre os gestos didáticos (DOLZ, 2017), os quais são utilizados como possibilidade para estudo e investigação do trabalho docente. Para o debate sobre o processo de alfabetização, a pesquisa fundamenta-se na concepção de alfabetização na perspectiva do letramento (SOARES, 2020, 2021) e advoga em favor de práticas de ensino da leitura e da escrita por meio de diferentes gêneros textuais. Considerando que o ensino remoto emergencial, adotado para a manutenção do distanciamento social devido à presença do vírus da Covid-19, em 2020, introduziu elementos novos na prática docente, ressignificando o fazer pedagógico, entende-se importante a investigação dos gestos didáticos neste contexto. Com base no referencial teórico assumido, constatou-se a predominância de gestos didáticos fundadores linguageiros nas ações de mediação das professoras com os alunos durante a transposição diática do objeto de ensino. Além disso, observa-se uma proposta de alfabetização alinhada ao documento da BNCC (BRASIL, 2018) e um resultado positivo do trabalho das professoras voltado ao processo de alfabetização no ensino remoto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectGestos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectProcesso de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectDidactic gesturespt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectLiteracy processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO trabalho de professoras alfabetizadoras sob o ponto de vista dos gestos didáticos no contexto do ensino remotopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons