Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16533
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
thaynadiasdesouza.pdfPDF/A377.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Perfil dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos do curso de graduação em Educação Física-UFJF/GV: uma análise a partir da frequência de quem cursou a primeira e segunda etapa
Autor(es): Souza, Thayná Dias de
Orientador: Carvalho, Pedro Henrique Berbert de
Miembros Examinadores: Mayor, Sarah Teixeira Soutto
Miembros Examinadores: Deresz, Luís Fernando
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste na produção, sistematização, registro e apresentação de conhecimentos, de caráter original, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica. Trata-se de uma ferramenta avaliativa importante para consolidar o conhecimento técnico-instrumental científico apresentado ao longo da graduação, colocando-o em prática por meio da aplicação dos diversos tipos de conhecimentos científicos já disponibilizados na literatura. No Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV) a execução do TCC é obrigatória, sendo necessário que avaliações periódicas de processos pedagógicos, como o TCC, sejam efetuadas. Contudo, até o presente momento, não se tem conhecimento da realização de avaliações dos perfis dos TCCs dos alunos do Curso de Graduação em Educação Física da UFJF-GV. O presente estudo objetivou descrever o perfil dos TCCs dos alunos do Curso de Graduação em Educação Física da UFJF-GV. A presente pesquisa caracteriza-se como quantitativa, de cunho descritivo, de corte transversal; e contou com dados obtidos por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) e do Repositório Institucional da UFJF. Os resultados apontam um número substancial de discentes que cursaram as primeiras (n = 114) e segundas etapas do TCC (n = 90). Destes, 93 (81,57%) foram aprovados na primeira etapa, enquanto 70 (77,77%) na segunda etapa. Destaca-se que dos 70 trabalhos de TCC concluídos, apenas 45 encontram-se no Repositório Institucional da UFJF. Em relação à ordem cronológica (sequencial ou não) da realização das primeira e segunda etapas do TCC, destaca-se que 58 estudantes (50,88%) realizaram de modo sequencial. No tocante aos tipos de pesquisas realizadas como TCCs, observou-se que a maioria utilizou métodos quantitativos (n = 28; 62,22%). Em relação ao design dos estudos, observou-se majoritariamente o uso de estudos transversais (n = 39; 86,67%). Por fim, em relação às temáticas de pesquisa, analisadas a partir das palavras-chaves (limite de três palavras por estudo), observaram-se uma frequência maior do uso dos termos “futebol” (11 aparições), seguida dos termos “imagem corporal” (cinco aparições), e “motivação” e “exercício físico” (ambas com quatro aparições cada). É possível concluir que existe uma boa frequência de aprovação nas primeira e segunda etapas de TCC, porém apenas metade dos alunos as realiza de modo sequencial. Há um reduzido número de TCC no repositório Institucional da UFJF. A maior parte dos TCCs utiliza metodologia quantitativa e corte transversal. As temáticas de destaquem são “futebol” e “imagem corporal”. Espera-se que os dados aqui obtidos fomentem discussões internas ao Curso de Graduação em Educação Física da UFJF-GV, para que possíveis aprimoramentos sejam discutidos.
Resumen : The Final Paper (TCC) consists of the production, systematization, recording and presentation of knowledge, of an original nature, for cultural, scientific or technological propagation and dissemination. It is an important assessment tool to consolidate the scientific technical- instrumental knowledge presented throughout the course, putting it into practice through the application of the different types of scientific knowledge already available in the literature. In the Undergraduate Course in Physical Education at the Federal University of Juiz de Fora, Governador Valadares campus (UFJF-GV), the execution of the TCC is mandatory, requiring periodic evaluations of pedagogical processes, such as the TCC, to be carried out. However, to date, no evaluation was carried out on the TCC profile of students on the Undergraduate Course in Physical Education at UFJF-GV. The present study aimed to describe the profile of TCCs of students on the Undergraduate Course in Physical Education at UFJF-GV. This research is characterized as quantitative, descriptive, cross-sectional; and relied on data obtained through the Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) and the UFJF Institutional Repository. The results indicate a substantial number of students who attended the first (n = 114) and second stages of the TCC (n = 90). Of these, 93 (81.57%) were approved in the first stage, while 70 (77.77%) in the second stage. It is noteworthy that of the 70 TCC final papers, only 45 are in the UFJF Institutional Repository. Regarding the chronological order (sequential or not) of completing the first and second stages of the TCC, it is noteworthy that 58 students (50.88%) performed them sequentially. Regarding the types of research carried out as TCCs, it was observed that the majority used quantitative methods (n = 28; 62.22%). Regarding the design of the studies, the majority used cross-sectional studies (n = 39; 86.67%). Finally, in relation to research themes, analyzed based on keywords (limit of three words per study), a greater frequency of use of the terms “football” (11 studies) was observed, followed by the terms “body image ” (five studies), and “motivation” and “physical exercise” (both with four studies each). It is conclude that there is a good frequency of approval in the first and second stages of TCC, but only half of the students take them sequentially. There is a small number of TCCs in the UFJF Institutional Repository. Most TCCs use quantitative and cross-sectional methodology. The standout themes are “football” and “body image”. It is expected that the data obtained here will encourage internal discussions within the Undergraduate Course in Physical Education at UFJF-GV, so that possible improvements can be discussed.
Palabras clave : Monografia
Estudantes
Educação Física
Monograph
Students
Physical Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16533
Fecha de publicación : 1-dic-2023
Aparece en las colecciones: Educação Física - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons